O prefeito Roberto Naves gravou um vídeo para as redes sociais, alertando sobre a suspensão do projeto de implantação do Centro Internacional de Negócios dos Correios (CEInt), em Anápolis.
O chefe do Executivo anapolino destaca, no vídeo, que Anápolis foi escolhida para acolher projeto o CEInt, por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entretanto, destaca, no dia 15 de agosto último, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que o Governo federal estaria implantando lá no seu estado, um projeto semelhante ao de Anápolis.
Agora, recentemente, completou o prefeito, “pasmem, o superintendente regional dos Correios em Goiás foi notificado para suspender o nosso Centro de Distribuição”.
Roberto Naves deixou registrada a sua indignação com o fato e deixou um pedido para que todas as lideranças políticas e toda a sociedade organizada se mobilize “para que não se aceite esse tipo de coisa”.
Ainda, pediu que os deputados Rubens Otoni (federal) e Antônio Gomide (estadual), ambos do PT, se mobilizem dentro do partido “para que Anápolis não fique prejudicada assim”.
Linha do tempo
- 3 de agosto de 2022- O então presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto esteve em Anápolis participando do I Fórum Logístico dos Correios, ocasião em que lançou, de forma oficial, o projeto do CEInt.
- 27 de dezembro de 2022- Em solenidade na sede dos Correios, no DAIA, o então presidente da estatal, general Floriano Peixoto, assinou contrato de locação para as instalações do CEInt com a direção do Porto Seco Centro-Oeste.
- 24 de março de 2023- O superintendente regional dos Correios em Goiás, Frank Schneider, reuniu-se com empresários na ACIA, confirmando o projeto do CEInt em Anápolis.
- 11 de maio de 2023- O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos veio a Anápolis, também para se reunir com empresários na ACIA e assinar um Protocolo de Intenções para viabilizar o projeto do CEInt no município.
Análise da Notícia
De duas, uma: ou o planejamento dos Correios em relação à implantação do CEInt em Anápolis não foi tão bem elaborado como se disse na época ou não teve planejamento, porque uma mudança de estratégia tão repentina força a pensar nessa segunda possibilidade.
Em todas as vezes que a alta cúpula dos Correios esteve em Anápolis, o que se ouviu foi que a escolha de Anápolis para abrigar o Centro Internacional de Negócios deu-se, sobretudo, por sua condição logística.
Ou seja, pelo fato de o município possuir uma localização geográfica privilegiada, por ser uma região de desenvolvimento econômico, por ter um Porto Seco.
De alguns meses para cá, Anápolis não perdeu nenhuma dessas referências. Ao contrário, a cidade tem demonstrado dinamismo com o crescimento populacional, conforme os dados do Censo de 2022.
Em 10 anos, o município ganhou mais de 60 mil habitantes.
Os indicadores da economia não destoaram. Inclusive, Anápolis no mês passado estava em primeiro lugar no ranking goiano dos municípios importadores.
De forma que essa decisão de suspender o CEInt de Anápolis soa estranha e, de fato, a sociedade deve se mobilizar no sentido de sensibilizar os Correios e o Governo Federal, acerca disso.
Uma questão de bairrismo, o que é, também, salutar para um município dinâmico.
Acesse AQUI o vídeo gravado pelo prefeito Roberto Naves