O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) realizou nesta terça-feira, 22 de fevereiro, a primeira reunião ordinária do ano. Ainda devido a pandemia, o encontro foi realizado de forma virtual.
A reunião teve a participação dos conselheiros Wilson de Oliveira, Félix Afonso Fleury Curado, Wellington Elber Barbosa, Rosimeire Pereira de Sousa, Paulo Roberto e Keitty Abreu V. Barbosa.
De parte da Enel Distribuição Goiás, participaram: Aderson Xavier de Andrade, André Luiz Rodrigues Santana, Naiara Antunes de Lima, Carlos Alberto Souza Ximenes, Daniela Marília da Silva, Diego Freire Carvalho, Erick Xavier de Alencar, Kariane Pauluk Barbosa, Livia Elias Weber de Deus, Moisés Lemes dos Santos e Renata Keli Soares Silva.
A reunião foi dividida em dois blocos, sendo que, no primeiro, os debates foram centrados em demandas apresentadas pelo conselheiro Félix Curado, relacionadas a reclamações de clientes rurais nas regiões de Niquelândia, Mineiros, Caiapônia e várias outras no Estado de Goiás, que estão sofrendo com problemas de fornecimento de energia.
Além disso, outra questão levantada foi com relação a novas ligações. Segundo Félix Curado, há casos em que as demandas levam meses e não se resolvem.
Na segunda parte da reunião, o assunto em pauta foi a Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que entrou em vigor a partir do dia 03 de janeiro último. Ela é o resultado da condensação de dezenas de outras resoluções nessa nova normativa, com 677 artigos.
Os técnicos da Enel fizeram uma apresentação dos principais pontos da REN.1000, que traz no seu bojo direitos e deveres dos consumidores e das distribuidoras de energia elétrica. O conteúdo da norma trata de questões que o CONCEG já vem discutindo de algum tempo, como, por exemplo, a o ressarcimento por danos elétricos.
O presidente Wilson de Oliveira ressaltou que ao longo do ano, dentro do calendário de reuniões do Conselho, serão debatidos outros pontos da REN.1000. Além, ainda, das estratégias de trabalho do colegiado e mudanças que devem ocorrer nos conselhos este ano.
Saiba mais sobre o CONCEG- https://conceg.com.br