Taxa básica de juros aumenta 1 p.p. e Selic passa para 13,25% ao ano

O Banco Central do Brasil divulgou nesta terça-feira (29/01), a decisão do Comitê de Política Monetária sobre a taxa básica de juros, a Selic.

Após análise de vários cenários e conjunto de indicadores, inclusive, cenários internacionais, como a nova conjuntura política e Econômica dos Estados Unidos, o Copom decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 13,25% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, destaca o Comitê.

Em se mantendo os cenários, o Copom antevê a possibilidade de ajuste “na mesma magnitude” na próxima reunião.

​“O ambiente externo permanece desafiador em função, principalmente, da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, o que suscita mais dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed”, aponta o Copom.

O Comitê avalia ainda que os bancos centrais das principais economias permanecem “determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho”.

O Comitê pontua que o cenário externo “segue exigindo cautela por parte de países emergentes”.

Vale lembrar que a taxa Selic serve como referência para todas as outras taxas de juros no país, incluindo aquelas utilizadas em empréstimos e financiamentos e as ofertadas em investimentos. (Com informações do Banco Central do Brasil)

Leia ainda: Descontos do IPTU em Anápolis podem chegar a 15%. Entenda!