IPTU e outros tributos têm calendário definido pela Prefeitura de Anápolis

O contribuinte deve ficar atento. O calendário fiscal de 2025 da Prefeitura de Anápolis já foi publicado em recente edição do Diário Oficial e, portanto, já está em vigor com as datas-limite de vencimento dos tributos de competência local.

São eles: Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis e de Direitos a Ele Relativos (ITBI); Taxas Municipais; Contribuição de Iluminação Pública; Preços Públicos Municipais.

Vale ressaltar que alguns tributos podem ser pagos de forma parcelada, contudo, o número de parcelas vai depender do perfil de cada lançamento.

Os tributos, segundo a portaria que trata do calendário, deverão ser recolhidos na rede bancária autorizada/conveniada com a Prefeitura de Anápolis, através de Guia DUAM, emitidas nas possíveis formas: via postal, quando enviado pela Prefeitura; Portal do Cidadão; no Rápido; Portal do ISS on line, no caso do ISSQN próprio ou retido.

Vale ressaltar que a Secretaria de Economia baixou uma Portaria (nº 001/2025), para determinar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E) para fins de atualização monetária dos tributos e taxas municipais., índice esse na ordem de 4,71%, apurado pelo IBGE.

Importante também lembrar que a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) tem sua cobrança agregada à conta de energia elétrica, por meio de convênio com a concessionária do setor em Goiás.

Leia ainda: Frota de Anápolis fecha 2024 com mais de 327 mil veículos. 8,3 mil a mais que 2023

Confira o calendário fiscal do município de Anápolis: