Com valor histórico, prédio do Centro Administrativo deve ser interditado

Claudius Brito – Após uma visita às instalações do prédio do antigo Centro Administrativo, o prefeito Márcio Corrêa afirmou ter tido uma imagem que o “chocou negativamente”. Isso, em razão das condições precárias que ele observou no local.

“Durante a visita ao antigo Centro Administrativo, identifiquei uma série de problemas, incluindo a presença de ratos, infiltrações e mau cheiro, que expõem nossos servidores a condições de trabalho indignas. O prédio terá que ser interditado, mas já estamos elaborando um plano para transferir os colaboradores”, disse Márcio.

A edificação, localizada de frente para a Avenida Brasil Sul na lateral pela Praça Abílio Wolney, por muitos conhecida também como a Praça do Ancião, é um prédio de valor histórico para o município.

O referido prédio começou a ser construído em 1972 e a ideia original era ter ali um grande Centro Cultural.

A ocupação do espaço, entretanto, se deu somente no início da década de 1980, na gestão do então prefeito Wolney Martins.

Anteriormente, a Prefeitura de Anápolis funcionou no prédio da Cultura, na Praça Bom Jesus, onde também funcionava o Fórum e, em seguida, no prédio da Praça 31 de Julho, onde funcionou a Câmara Municipal durante vários anos. Essa edificação foi demolida, após ter sua estrutura abalada com a construção do prédio que seria destinado à Câmara e se tornou o Centro Administrativo “Adhemar Santillo”.

Mas, o antigo Centro Administrativo foi a “casa” de decisão de vários ex-prefeitos: Wolney Martins, Olímpio Ferreira Sobrinho, Anapolino de Faria, Adhemar Santillo, Ernani de Paula, Alcides Rodrigues Filho (interventor), Pedro Sahium, Antônio Gomide, João Gomes e Roberto Naves.

Vale lembrar que o local já abrigou a Biblioteca Municipal, as Escolas de Artes e, ali, continua o Teatro Municipal de Anápolis.

Agora, Márcio Corrêa, atual prefeito, deve realizar a interdição para que melhorias sejam feitas nessa estrutura, onde ainda permanecem funcionando diversos órgãos da municipalidade.

Leia ainda: Câmara Municipal tem vereadores empossados, mas continua em recesso

Prefeitura na Praça Bom Jesus
Prefeitura na Praça 31 de Julho. Prédio demolido
Prefeitura na Avenida Brasil/Praça Abílio Wolney
Centro Administrativo “Adhemar Santillo”