A Câmara Municipal de Anápolis teve empossados os 23 vereadores e vereadoras que vão integrar a 20ª legislatura, iniciada a partir de 1º de janeiro de 2025 e que se estenderá até 31 de dezembro de 2028. Mas, a Casa de Leis está em recesso e, por conta disso, não há sessões ordinárias com as atividades em plenário.
O recesso só termina no mês de fevereiro próximo. Mas, pode ser que daqui até lá haja convocação de sessão extraordinária. Daí, sim, os vereadores, sobretudo, aqueles que estão iniciando o primeiro mandato de representação, poderão estrear no plenário, onde acontecem as votações e os debates do Legislativo.
Vale lembrar que na eleição de outubro passado, 17 vereadores foram reeleitos e 6 conquistaram a vaga pela primeira vez.
Dentre os novatos estão: Capitã Elizete (PRD), Rimet Jules (PT), Carlim da Feira (PSD), Divino Antônio Santa Cruz (PSD), Leitão do Sindicato (Avante) e Ananias Júnior (Agir).
Outra novidade na Câmara Municipal, será a condução da Mesa Diretora pela vereadora Andreia Rezende, a primeira mulher a ocupar a presidência do poder. Ela foi a segunda mais bem votada no pleito passado, com 3.571 votos. Está no segundo mandato e vem de uma família que também já passou pelo cargo: o pai Amilton Batista e o irmão, Amilton Filho, que é deputado estadual em segundo mandato.
Andreia foi eleita por unanimidade dos seus pares. Vão compor com ela a Mesa Diretora os vereadores José Fernandes (MDB)- vice-presidente; Jean Carlos (PL), professor Marcos Carvalho (PT), Ananias Júnior (Agir) e Reamilton do Autismo (Podemos), respectivamente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários.
Vale ressaltar que o recesso parlamentar implica tão somente na não realização das sessões ordinárias e atividades das comissões. Administrativamente, o Legislativo continua em funcionamento, bem como os gabinetes dos vereadores.
Leia ainda: Andreia Rezende: primeira mulher a presidir a Câmara; terceira da família Batista