Claudius Brito- Pelo menos, em Anápolis, é novidade. O prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), através de sua equipe, colocou no ar um site (www.transicaoanapolis.com.br) com informações ligadas ao processo da transição na Prefeitura de Anápolis.
Segundo ele mesmo divulgou nas suas redes sociais, é uma forma de dar mais transparência ao processo e, claro, permitir que a população possa acompanhar as notícias relacionadas.
Na aba “documentos”, inclusive, o internauta poderá pesquisar os documentos que já foram demandados pela equipe de transição de Márcio Corrêa à equipe do atual prefeito, Roberto Naves (Republicanos).
Consta desde o ofício nº 01, que dispões sobre a instalação da Comissão de Transição, passando por vários pedidos de informações e documentos à gestão atual, em sua maioria, acerca de contratos com várias secretarias: Saúde, Educação, Obras, Comunicação, Procuradoria, Controladoria, CMTT, entre outros.
As propostas de Márcio Corrêa para governar o município também estão elencadas no site, na aba “Plano de Governo”. As propostas estão divididas nos vários setores que constituem a Administração Municipal.
Há, também, informações rápidas sobre o prefeito eleito, seu vice e também o “time” que atua na transição.
Consta no site que Márcio Corrêa foi eleito prefeito de Anápolis, obtendo 106.263 votos, o que corresponde a 58,56% dos votos válidos, contra 75.182 de Antônio Gomide (PT) – 41.44%. Em relação ao primeiro turno, quando obteve 49,59% dos votos, Márcio Corrêa abriu vantagem de 8,52 pontos percentuais. Márcio Correa governará Anápolis até 31 de dezembro de 2028. Mais adiante, tem-se o seu perfil biográfico.
Em relação ao vice-prefeito eleito, consta que o médico Walter Vosgrau nasceu em Toledo PR e há 24 anos reside em Anápolis, para onde veio com a missão de implantar serviço de Cirurgia Cardiovascular pelo SUS no Hospital Evangélico Goiano. Ele é especialista em Cirurgia Cardiovascular. Também, da mesma forma, há o seu perfil um pouco mais detalhado.
Equipe
A equipe de transição, de parte do prefeito eleito, é formada Alex Schweigert – Administrador de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Auditor (CNAI) e Bacharel em Direito. Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Goiás Telecom, Gerente de Controladoria, Planejamento e Orçamento na Codego e Membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Saneago.
Ricardo Rezende- Mestre em Ciências Contábeis, Gestor de Finanças e Controle do Estado de Goiás, Superintendente Central de Contabilidade da Secretaria da Economia e Contador Geral do Estado de Goiás. Coordenador da Comissão Permanente de Estudos da Contabilidade Pública do CRC-GO e membro titular da CTCONF. Professor em diversos cursos de pós-graduação, tendo experiência nas áreas CASP, Finanças Públicas, Controladoria, Análise e Auditoria Contábil, Custos e Planejamento Tributário.
Rone Evaldo Barbosa- Engenheiro civil, Mestre em Engenharia de Transportes e Doutor em transportes. Analista de infraestrutura no Ministério da Economia. Já ocupou o cargo de secretário de Transportes e Trânsito em Anápolis e Águas Lindas de Goiás.
Prefeito eleito leva pautas de Anápolis ao governador
Ronaldo Caiado e o vice Daniel Vilela
O prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) reuniu-se no começo da semana que passou com o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice, Daniel Vilela (MDB). Esse encontro ocorreu após muitas interrogações sobre o motivo de Márcio ainda não ter sido recebido no Palácio das Esmeraldas após a eleição em Anápolis, terra natal de Caiado.
Contudo, independente dessa questão de motivação, o encontro aconteceu e o diálogo foi estabelecido. Alguns pontuaram essa reunião.
Um deles relacionado à saúde. A proposta levada por Márcio Corrêa ao governador é estabelecer uma ponte com a secretaria de Estado da Saúde, a fim de viabilizar a realização de mutirões de cirurgias eletivas já no início de 2025, com o objetivo de zerar a fila deste tipo de procedimento, que tem demanda elevada no município.
De pronto, Caiado sinalizou que o secretário da pasta, Rasível dos Reis, virá ao município para dialogar sobre as demandas e aquilo que já poderá ser feito de imediato em cooperação com o Estado.
Outra questão abordada por Márcio foi em relação ao transporte coletivo, que teve recentemente um aumento de tarifa. Para o prefeito eleito, esse aumento veio num momento em que há muitas cobranças sobre a qualidade dos serviços prestados pela concessionária.
Uma alternativa seria o subsídio do ICMS sobre o óleo diesel, como já acontece em Goiânia e região metropolitana.
Por fim e não menos importante, o prefeito eleito pleiteou junto ao governador, um alinhamento de estratégias visando ampliar a atração de investimentos para Anápolis, visando aumentar a oferta de emprego e melhorar a renda das famílias, claro, também, aquecendo a economia e aumentando a arrecadação de tributos.
Leia ainda: MEI em Anápolis tem mais de 2,4 mil cabeleireiros e estrangeiros de 34 nacionalidades