A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) sediou na quarta-feira, 21/08, um evento promovido pelo Conselho de Defesa e Segurança de Goiás (COMDEFESA-GO), reunindo líderes e especialistas para discutir os desafios do narcotráfico e da segurança pública.
Entre os participantes, estavam os vice-presidentes da Fieg, Emílio Carlos Bittar e Flávio Santana Rassi, e Álvaro Otávio Dantas Maia, presidente do Conselho ACIA.
O COMDEFESA-GO foi representado pelo presidente, Anastácios Apostolos Dagios, vice-presidente Wilson de Oliveira, e os diretores Baltazar José dos Santos e Sóstenes Arruda.
A palestra, conduzida por Irapuan da Costa Junior, abordou temas fundamentais, destacando a ligação entre o narcotráfico e o aumento dos crimes urbanos, como furtos para pagamento de dívidas com traficantes, além da presença de “tribunais do crime” em diversas regiões do país.
O palestrante
Irapuan Costa Júnior governou Goiás de 1975 a 1979. Antes, foi prefeito de Anápolis. Também foi professor da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi ainda empresário do setor de construção civil, vice-presidente da Associação Brasileira de Bancos Comerciais e presidente da Associação de Bancos do Estado de Goiás.
Em 1982, concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados, sendo empossado em fevereiro de 1983. Tornou-se membro da Comissão de Relações Exteriores.
Foi indicado, em 1986, para concorrer a uma vaga no Senado na chapa então liderada, para a governadoria, por Henrique Santillo.
Já em 2018, Irapuan Costa Júnior ocupou a Secretaria de Estado da Segurança Pública no governo de Marconi Perillo.
Leia ainda: Em primeiro debate em Anápolis, candidatos trocam “gentilezas” e mostram estratégias