A partir desta sexta-feira, 16/02, a Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia a vacinação contra a dengue. Cerca de 10,3 mil doses foram disponibilizadas ao município pelo Ministério da Saúde.
Dentro da estratégia montada, os imunizantes serão direcionados para a imunização de crianças de 10 e 11 anos de idade. O número de doses, de acordo com a Semusa, é suficiente para atender esse público-alvo, que está dentro do grupo prioritário.
Nesta quinta-feira (15), na região do Jardim Santa Cecília, aconteceu a segunda edição do “Prefeitura nas Ruas”, parte integrante da campanha “Anápolis contra a dengue”.
Essa inciativa conta com o trabalho voluntário de servidores municipais, que saem a campo para orientar a população sobre a prevenção da doença, através da eliminação de locais que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, que é também vetor de outras doenças, como zika vírus e chikungunya.
Durante entrevista à imprensa, o prefeito Roberto Naves alertou os donos de lotes que não estão cuidando dos imóveis, fazendo a roçagem. Segundo ele, a Prefeitura está fazendo o serviço, porém, ele é cobrado e também há uma multa, conforme prevê a legislação.
Contudo, o chefe do Executivo pediu que esses donos de lotes se sensibilizem e colaborem para que a Prefeitura possa efetivamente fazer a sua parte cuidando da roçagem de praças, canteiros e outros logradouros.
Casos
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Mirlene Garia, revelou que o município tem hoje cerca de 3,7 mil casos de dengue notificados. Mas, segundo ela, esse número pode ser até 10 vezes maior, porque muita gente não procura o atendimento nas unidades de saúde, seja na rede pública ou particular.
A secretária de Saúde, Eliner Rosa e o prefeito Roberto Naves também aproveitaram a entrevista para reforçar o pedido para que as pessoas busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão com horário estendido, inclusive, para acolher esses atendimentos, ao invés de buscarem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atende os casos mais graves.
Confira os locais de vacinação
Postos fixos
– De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Arco-Íris
Parque dos Pirineus
Vivian Parque
– Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
– Postos volantes diários – a partir das 9h
Abadia Lopes da Fonseca
Arco Verde
Jardim Guanabara
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
– Semanalmente — a partir das 9h
Segunda-feira
Alexandrina
Vila esperança
Santa Isabel
Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
1ª terça do mês — Interlândia e Souzãnia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis
Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanópolis
Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras