O Natal está chegando. Trata-se de uma festa cristã em que se celebra o nascimento de Jesus. No Brasil- e não é diferente em Anápolis- a comemoração natalina é também uma data carregada de outros simbolismo, traços da cultura nacional.
Para as crianças, o Natal também é a data em que elas esperam ansiosamente pela chegada do Papai Noel e, claro, dos presentes. Em algumas culturas, os presentes eram jogados pelas chaminés. Por aqui não é o caso, já que as casas, em geral, não têm chaminés.
Para os adultos, também é uma data em que as pessoas costumam trocar presentes entre familiares, sobretudo.
Mas, para muitas famílias de menor poder aquisitivo, essa realidade era uma coisa distante.
Muita gente já viu a caravana da Coca-Cola passar por Anápolis, com carretas cheia de luzes coloridas, Papei Noel e outros personagens que remetem ao Natal.
Desde 2017, quando foi realizada no município a primeira edição do Natal de Coração, a ideia foi concebida a partir dessa realidade, ou seja, levar a festa para quem não tinha acesso. E ter uma caravana parecida com aquela da Coca-Cola, de encher os olhos.
A proposta do Natal de Coração foi idealizada pela primeira-dama Vivian Naves, juntamente com a atual secretária de Integração, Eerizânia Freitas.
A primeira edição foi aberta no dia 29 de novembro de 2017. O local escolhido foi a Praça Bom Jesus, que recebeu ornamentação especial para abrir de forma oficial a programação natalina daquele ano.
Milhares de pessoas estiveram no local para ver a chegada da caravana do Papei Noel. Além disso, houve distribuição de brinquedos e guloseimas para as crianças, além de atrações culturais, com as tradicionais cantatas.
Assim foi também em 2018 e em 2019, na segunda e terceira edição do Natal de Coração, sempre com um foco em espalhar o clima natalino por todas as regiões de Anápolis.
Primeira edição
Na primeira edição, foram 13 locais selecionados para receber a programação, contemplando as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.
Em 2020, devido ao pico da pandemia do coronavírus, a festa teve de ser interrompida, devido as cautelas sanitárias da época.
No final de 2021, o Natal de Coração voltou. No ano seguinte, em 2022, mais de 70 mil pessoas participaram dos 26 dias de festa.
Este ano, chegando em sua sétima edição, a expectativa é que esse número de participante seja batido. A programação, que será aberta nesta sexta-feira, 24 de novembro, irá se estender até o dia 20 de dezembro, inclusive, aos sábados e domingos. O encerramento será na Praça Bom Jesus.
Leia também: DAIA: dos marcos legais à consolidação de um dos maiores polos industriais do interior do Brasil
Novamente, a Prefeitura de Anápolis está arregimentando voluntários que vão ajudar5 para que essa festa democrática seja realizada de forma plena e cumprindo o seu papel social e a tornando ainda mais cristã no princípio de união.
Cronograma do Natal de Coração:
– 24/11: Vila Jaiara
– 25/11: Vila São Vicente
– 26/11: Distrito de Goialândia
– 27/11: Jardim Promissão
– 28/11: Bairro da Lapa
– 29/11: Residencial Polocentro
– 30/11: Bairro Paraíso
– 01/12: Residencial Leblon
– 02/12: Branápolis
– 03/12: Distrito de Souzânia
– 04/12: Aldeia dos Sonhos
– 05/12: Bairro São João
– 06/12: Bairro Filostro Machado
– 07/12: Bairro Recanto do Sol
– 08/12: Distrito de Interlândia
– 09/12: Parque Ipiranga
– 11/12: Bairro de Lourdes
– 12/12: Adriana Parque
– 13/12: Residencial Reny Cury
– 14/12: Vila Formosa
– 15/12: Setor Industrial Munir Calixto
– 16/12: Parque Linear
– 17/12: Distrito de Joanápolis
– 18/12: Residencial Summerville
– 19/12: Parque dos Pirineus
– 20/12: Praça Bom Jesus