O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) participou, na última sexta-feira, 25/8, de uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de repassar maiores detalhes sobre a proposta que a entidade apresentou na audiência pública realizada no dia 17 último, em Goiânia, na sede da OAB-GO.
O vice-presidente, Félix Afonso Fleury Curado, e o conselheiros Rogério de Campos Borges estiveram na sede da agência, em Brasília, acompanhados pelos professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Antônio de Melo Oliveira, Igor Kopcak e Lourenço Matias.
Essa reunião foi um desdobramento da audiência pública, a pedido do relator do processo da revisão tarifária da Equatorial Goiás na ANEEL, Ricardo Tili, em razão da defesa que o Conselho apresentou, dentro da parceria firmada com a UFG.
A reunião em Brasília teve à frente a superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica, Camila Figueiredo Bomfim Lopes, juntamente com técnicos da agência reguladora.
O CONCEG, através do presidente João Victor Araújo, fez a defesa oral na audiência pública, com o objetivo de sensibilizar a agência reguladora quanto ao rebaixamento dos índices que estão sendo propostos para a revisão tarifária, sobretudo, em relação à classe B, que abrange os consumidores residenciais e pequenos comércios, cujo aumento previsto é de 10,02%.
Para alta tensão, ao contrário, prevê-se decréscimo de – 3,91%. O efeito médio para o consumidor é de 6,56%.
Até 1º de setembro, a ANEEL ainda estará colhendo subsídios sobre a revisão. Depois de receber e analisar as contribuições, a diretoria da agência vai deliberar sobre o processo. Essa deliberação deve ocorrer no dia 17 de outubro. O resultado será divulgado e, no dia 22 de agosto, os índices da revisão tarifária passam a vigorar.