Caiado destaca apoio de Anápolis, que garantiu a “sobrevivência” da Saneago

Por Claudius Brito- Anápolis teve, na manhã desta terça-feira, 16/5, uma grande movimentação por conta da visita do governador Ronaldo Caiado, para vistoria e entrega de investimentos da Saneago e entrega de ônibus escolares à várias prefeituras goianas.

O ponto principal da agenda, com a presença do prefeito Roberto Naves; dos deputados estaduais Amilton Filho, Coronel Adailton e Vivian Naves, além de várias autoridades, foi a entrega de três grandes elevatórias e Centros de Reservação localizados nos setores Aeroporto (onde ocorreu o evento), Calixtópolis e Recanto do Sol.

De helicóptero, o governador e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski fizeram uma vistoria na Estação de Tratamento de Água (ETA), que está sendo ampliada e terá sua capacidade dobrada de 800 litros por segundo para 1.600 litros por segundo.

De acordo com Soavinski, esse conjunto de investimento, além de outros que estão sendo feitos, como a implantação de novas adutoras e ampliação de redes, “trarão ainda mais robustez e segurança no abastecimento da cidade”.

Soavinski registrou outros investimentos já realizados, como a implantação da ETA Compacta, o aumento do bombeamento nos sistemas Capivari/Piancó, a interligação do Sistema DAIA ao Piancó, dentre outros.

Além, ainda, dos investimentos em esgotamento sanitário, que elevaram a cobertura de atendimento de 63% para cerca de 83%. Com expectativa de que haja a universalização num prazo de dois anos.

Crédito de confiança

Antes da chegada do governador, o prefeito Roberto Naves falou à imprensa e lembrou que a cidade enfrentava muitos problemas em relação ao saneamento.

Contudo, tomou a decisão de dar um crédito de confiança ao governador Ronaldo Caiado, quando ele iniciava o seu primeiro mandato.

Feito isso, destacou, houve o enfrentamento dos problemas e o Município saiu de um contrato de concessão para um contrato de programa e, desde então, somente no sistema de água, os investimentos já ultrapassaram a casa dos R$ 113 milhões.

Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski e o secretário de infraestrutura, Pedro Sales, fizeram um reconhecimento público ao apoio dado pelo prefeito Roberto Naves.

De acordo com Caiado, naquele momento, pouco depois de assumir o cargo pela primeira vez, a companhia estava em uma situação difícil e envolvida em escândalos.

Ainda, disse, Anápolis foi a primeira cidade a renovar o contrato e depois Goiânia. Não fosse isso, ressaltou Caiado, “a Saneago não teria resistido”.

E, hoje, recebendo investimentos importantes, Anápolis continua sendo importante, de acordo com Pedro Sales, para que haja “justiça e equidade no saneamento em Goiás”.

Ou seja, Anápolis é uma peça fundamental para que municípios de pequeno porte tenham os serviços de saneamento levados pela estatal.