Casa do Empresário, ACIA celebra 87 anos de história

Por Claudius Brito- No dia 8 de fevereiro, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA) completou 87 anos, desde que os primeiros atos constitutivos foram adotados para a sua criação, tendo à frente o empresário Albérico Borges de Carvalho.

Isso, no ano de 1936. No ano anterior, a cidade comemorava aquele que seria um marco importante para o seu desenvolvimento: a chegada da Estrada Ferro Goyaz.

No início a associação ainda não abrigava o setor da indústria, que começou a prosperar no final da década de 1950 e na posterior, de 1950, com as plantas produtivas do segmento ceramista e cerealista.

No começo da década de 1970, a ACIA teve uma atuação importante para viabilizar a instalação da Base Aérea de Anápolis, projeto este que se concretizou e tornou o município Área de Segurança Nacional e um complexo aeronáutico que, então, incorporou a aviação de caça com os supersônicos Mirage, de fabricação francesa.

Saiba como a balança comercial de Anápolis começou em 2023

Mais  adiante, a entidade, através de suas lideranças, novamente se movimentou em torno da criação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), hoje considerado um dos maiores e mais bem estruturados polos fabris do interior brasileiro.

O DAIA foi inaugurado no ano de 1976, mas demorou um pouco para que ele fosse “povoado” de indústrias.

No que, abriu-se um novo “front” de batalhas para as lideranças empresariais, qual seja, o de fazer com que Goiás tivesse competitividade para atrair investimentos.

Foi assim que, em meados da década de 1980 surgiu o Programa Fomentar. Uma política de incentivos fiscais que, naquele momento, foi fundamental para dar ao DAIA uma dinâmica maior de polo industrial.

No começo do ano 2000, também fruto de lutas com a participação da classe empresarial, por meio da ACIA, foi implantado a Estação Aduaneira Interior (Porto Seco) e o Polo Farmacêutico.

O Porto Seco Centro-Oeste, hoje, é uma referência para o Brasil e um importante indutor da economia de Goiás e, em especial, de Anápolis.

Galeria dos ex-presidentes

O Polo Farmacêutico, ancorado então na Lei dos Genéricos, se tornou hoje no segundo maior polo de produção de medicamentos (não apenas os genéricos).

No ano de 1987, mais outra conquista significativa foi a implantação da primeira montadora de veículos, a CAOA Hyundai. A unidade, atualmente, além da sul-coreana Hyundai, abriga também veículos da Chery, de fabricação chinesa. Um diferencial para Anápolis, que tem uma mesma linha de produção e duas bandeiras (marcas) internacionais.

A ACIA, uma das entidades classistas mais antigas em atividade no Centro-Oeste brasileiro tem, portanto, uma longa de folha de serviços prestados a Anápolis, a Goiás e ao Brasil, através de suas lideranças.

Cada presidente com sua respectiva diretoria, escreveu e escreve a história da Associação, nesta jornada histórica desenvolvimentista.

Comemoração

Nesta segunda-feira, 13, a diretoria atual da ACIA, capitaneada pelo seu presidente, Álvaro Otávio Dantas Maia, realizou uma solenidade com a presença de várias autoridades, para marcar a passagem dos 87 anos da entidade e celebrar as conquistas da Casa do Empresário.

Reunião festiva no auditório Alexis Salomão