Mais de R$ 150 mil foram destinados a 12 entidades e instituições anapolinas que apresentaram projetos no último edital do Fundo da Infância e Adolescência
Claudius Brito
A Prefeitura de Anápolis, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura e o Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescentes (CMDCA) realizaram na manhã desta terça-feira, no Centro Administrativo, o repasse de mais de R$ 150 mil a 12 instituições que atuam com crianças e adolescentes e que tiveram os seus projetos aprovados no último edital do Fundo da Infância e Juventude, o FIA.
A solenidade aconteceu na última terça-feira (05), no mini-auditório do Centro Administrativo, e teve a presença do prefeito Roberto Naves; da primeira-dama, Vivian Naves; do vice-prefeito, Márcio Cândido; da secretária de Desenvolvimento Social, Andréa Lins; vereadores e representantes das entidades contempladas.
Durante a solenidade, o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, Vander Lúcio Barbosa, falou em nome das entidades. Ele destacou que o Município, hoje, tem uma política social que é referência para Goiás e também para o Brasil.
Segundo ele, há alguns anos, era uma cena comum em quase todos os sinaleiros da cidade, ver crianças pedindo ajuda. Atualmente, mesmo com o crescimento da cidade, é uma situação muito diferente, em razão de haver por trás um trabalho da rede que assiste as crianças e adolescentes.
“Nossa rede hoje tem o apoio e zelo por parte da Secretaria de Integração Social; tem o olhar de mãe da primeira-dama Vivian Naves e tem e responsabilidade do prefeito Naves como gestor”, frisou, destacando também o trabalho do CMDCA, de cobrar, fiscalizar e dar destinação aos recursos do fundo para que a rede possa cumprir com o seu papel.
A secretária Andréa Lins discorreu sobre o trabalho importante que o CMDCA desenvolve na divulgação do FIA e observou que a questão social não é apenas uma responsabilidade, apenas, do poder pública, mas também é uma responsabilidade da sociedade. “Todo mundo pode fazer alguma coisa, por isso, as campanhas não visam apenas arrecadar, mas despertar consciência”.
Medida simples
Em entrevista à imprensa, a primeira-dama Vivian Naves ressaltou que o repasse para o FIA, por meio de retenção de uma pequena parcela do Imposto de Renda (pessoas físicas e jurídicas) é uma medida simples, mas de grande resultado e alcance social.
Essa mesma linha foi também defendida pelo prefeito Roberto Naves. Conforme ressaltou, é um gesto simples, mas que faz a diferença na construção de políticas sociais voltadas para esse segmento da população, ou seja, as crianças e adolescentes.
“Temos certeza de que as entidades hoje contempladas vão usar muito bem os recursos, no trabalho pelas nossas crianças. Ficamos muito felizes de alcançarmos os nossos objetivos”, assinalou o prefeito.
Ainda fizeram uso da palavra, durante a solenidade, a presidente do CMDCA, Márcia Beatriz Dias dos Santos; o vereador Reamilton Espíndola, representando o Poder Legislativo; e o vice-prefeito Márcio Cândido. Todos eles discorrendo sobre a parceria entre os poderes constituídos e as instituições, em prol das famílias que necessitam de apoio e, sobretudo, as crianças e os adolescentes.