Conhecida como a “Manchester Goiana”, numa alusão à cidade inglesa que foi considerada o “berço” da revolução industrial, Anápolis tem na raiz de sua história a vocação dos negócios.
O município passou por diversos ciclos econômicos. Pouca gente sabe, mas a região foi uma grande produtora de café. Houve também ciclos bem marcantes, entre eles, o das indústrias cerealista e ceramista, que deram suporte importante ao surgimento de duas capitais vizinhas: Goiânia e Brasília.
O comércio- varejista e atacadista- foi e ainda é uma atividade de destaque no contexto econômico local.
E, claro, a indústria é um destaque na economia local e, também, pode-se dizer, um cartão postal da cidade.
O Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA) – já chegando próximo de 200 empresas instalada- abriga o polo farmacêutico, que é considerado o segundo maior do país, além de uma estação aduaneira interior (Porto Seco) e indústrias de outros segmentos como: alimentos, metalurgia e, até, montadora de veículos com duas bandeiras de marcas internacionais.
O município também tem um diferencial logístico importante. Devido à sua localização geográfica, num raio de 1.000 Km, alcança cerca de 70% do PIB brasileiro.
A cidade é cortada por várias rodovias estaduais e federais, possui um ramal da Ferrovia Centro-Atlântica e, embora ainda não esteja operacional, tem também um trecho da ferrovia Norte-Sul.
Soma-se a isso, uma rede hoteleira bem suprida de vagas para vários níveis de acomodação.
Enfim, esses são alguns dos atrativos que Anápolis tem para potencializar o turismo de negócios, uma cadeia que movimenta vários setores e alavanca emprego e renda.
De olho nisso, p Conselho Municipal do Turismo, o Comtur, com apoio da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura e o Sebrae, vão realizar um encontro com o objetivo de debater o desenvolvimento do turismo de negócios em Anápolis, de forma integrada. Ou seja, unindo vários atores que podem contribuir com esse objetivo.
O evento está marcado para o dia 25 próximo, a partir das 19 horas, noHotel Denali.
Os interessados podem se inscrever até o dia do evento pelo link https://abre.ai/palestra-turismo. Haverá certificação aos participantes inscritos através do Sebrae.
A programação do encontro terá palestras e debates com representantes do poder público, da iniciativa privada, instituições bancárias, Sistema S e do meio acadêmico.
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Alex Martins, ressalta que esse encontro é uma oportunidade para fortalecer o Comtur e trazer para a sociedade, esse debate tão importante que é o fomento ao turismo de negócios, que tem muito espaço para crescer.
O vice-presidente do Comtur, Wilton Alves Ferreira Júnior, vai mais além, observando que além do turismo de negócios, outros segmentos podem também ser fomentados, como o turismo religioso e até nas áreas de educação e de gastronomia.
Mapa do Turismo
Vale ressaltar que Anápolis está no rol das cidades brasileiras que compõem o Mapa do Turismo, que é elaborado a mantido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
No Mapa, os municípios do país são classificados de A a E. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis.
Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Anápolis está incluída no segmento “Negócios e Tradições”. E, na última classificação do Ministério do Turismo, recebeu a categoria “B”. Ou seja, uma avaliação positiva e que reforça os potenciais que o Município tem e podem, ainda, ser melhor explorados.
SERVIÇO
- Encontro do Comtur
- Data: 25 de agosto
- Local: Hotel Denali – BR 153, n° 3661, KM 2, Fazenda Barreiro do Meio, Anápolis
- 19h: Abertura institucional
- 19h30: Anápolis e suas histórias (palestra)
- 20h: A importância do turismo para a economia local (palestra)