Claudius Brito- Publicado no Portal CONTEXTO– A maioria dos partidos deixou para o último dia do prazo de realização das convenções partidárias, a definição dos nomes que estarão em busca dos votos dos goianos, no pleito de outubro próximo.
Em especial, chama atenção o quantitativo de candidaturas majoritárias, ou seja, ao Governo de Goiás (08) e a ao Senado Federal (09).
A sucessão estadual terá o atual governador, Ronaldo Caiado`, (União Brasil), disputando a reeleição para o cargo junto com 11 partidos.
O PT confirmou o nome do professor Wolmir Amado e terá quatro partidos na sua aliança.
O PL terá na disputa o deputado federal Vitor Hugo. Que sai de chapa pura, com candidatos a vice e ao senado da própria legenda.
O Patriota vai de Gustavo Mendanha, que também tem vice do mesmo partido, portanto, saindo com chapa pura e aliança com o Republicanos, para o Senado.
Completam a lista dos governadoriáveis: Cintia Dias (PSOL), Helga Martins (PCB), professor Pantaleão (UP) e Edgar Diniz (Novo)
Senado
A única vaga no Senado, para a disputa deste ano, será buscada por nove candidatos.
Na órbita do candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (UB), estão três delas, avulsas: Alexandre Baldy (PP), Vilmar Rocha (PSD) e delegado Waldir (UB).
Ainda, concorrem: Denise Carvalho (PC do B), João Campos (Republicanos), Leonardo Rizzo (Novo), Manu Jacob (PSOL) e Wilder Morais (PL).
Agora, esses nomes devem ser registrados junto à Justiça Eleitoral. E, após essa etapa, efetivamente, as campanhas devem ganhar corpo.
Mas, já de antemão, o eleitor goiano já pode começar a fazer as suas avaliações e acompanhar os candidatos, para que no dia da eleição, seja feita a sua escolha.
Candidatos ao Governo de Goiás
Candidatos ao Senado Federal
Alexandre Baldy (Progressistas)
Denise Carvalho (PC do B)
João Campos (Republicanos)
Leonardo Rizzo (Novo)
Manu Jacob (PSOL)
Marconi Perillo (PSDB)
Vilmar Rocha (PSD)
Waldir Soares (União Brasil)
Wilder Morais (PL)