“Um marco para a saúde em Anápolis”, diz Márcio Corrêa, sobre intervenção na UPA

Na noite desta quinta-feira (21/3), o prefeito Márcio Corrêa, com apoio de aparato policial, procedeu a intervenção na gestão da UPA “Alair Mafra”, localizada na região Sul de Anápolis. Uma operação que, segundo ele, exigiu muitos esforços jurídicos e burocráticos e teve o respaldo do Ministério Público.

Até ontem, a UPA da Vila Esperança era gerida pela Organização Social denominada Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Com a intervenção, o chefe do Executivo determinou o afastamento imediato dessa OS da unidade e garantiu aos servidores ali alocados que seus direitos trabalhistas serão todos resguardados pelo município, “independentemente da responsabilidade”.

Ainda no decorrer da noite de ontem, Márcio Corrêa acionou apoio de ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de fazer a remoção de pacientes, segundo ele, muitos em condições precárias e indignas de atendimento.

Esses pacientes e acompanhantes foram direcionadas para outras unidades da rede municipal e, em caso de necessidade, o prefeito garantiu que se necessário, leitos serão buscados na rede estadual ou até a privada.

Márcio Corrêa reiterou que a Administração está tomando as providências necessárias para que dentro de algumas semanas essa Unidade de Pronto Atendimento seja totalmente desocupada para passar por uma ampla reforma em suas instalações.

Ele citou que os fatos ocorridos recentemente foram “a gota d´água” para a intervenção, com a situação de pacientes caindo de macas; cilindro de ar caindo na cabeça de paciente. Além disso, ele citou que equipamentos como tomógrafo e ultrassom estavam ali sem funcionamento.

Nova gestão

Já foi também definido que a gestão da UPA Alair Mafra ficará sob a responsabilidade do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus que, conforme disse, é uma instituição com 100 anos de existência e experiência reconhecida.

Márcio Corrêa afiançou que essa intervenção, embora seja uma medida dura, “é um marco para a saúde em Anápolis”. Ele, inclusive, disse que o rigor será aplicado a todos os prestadores de serviço da Prefeitura, para que elas possam entregar serviços com qualidade à população.

O prefeito pontuou, durante coletiva à imprensa, que medidas outras, no campo jurídico, devem ser adotadas com a OS INDSH. “Não fui eleito para ficar de cima para baixo olhando os problemas”, destacou Márcio Corrêa, sobre a atitude de estar percorrendo as unidades de saúde para verificar in loco os problemas.

A intervenção, continuou, foi uma ferramenta para “evitar que vidas fossem ceifadas por negligência e falta de compromisso”, frisou.

Equipes da Prefeitura estão realizando o inventário de equipamentos e insumos na unidade. Outras medidas deverão ocorrer visando a normalização plena da UPA Alair Mafra.

Leia ainda: Galo está a dois jogos para fazer história, diante adversário do título de 1965