Anápolis sediou na tarde desta sexta-feira (14/02), o Encontro Regional “Governo Federal nos Municípios”. Trata-se de uma iniciativa liderada pelo gabinete do deputado federal Rubens Otoni (PT) e que contou com a presença de várias lideranças do interior do Estado de Goiás.
Em entrevista, Otoni explicou que o objetivo desse encontro é informar e criar as condições necessárias para que as administrações recentes possam ter a capacidade de acesso às políticas públicas do Governo Federal.
Sendo assim, disse ele, os representantes dos municípios presentes, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças iniciam uma etapa de conhecimento dos programas federais. E a busca de programa e recursos contará também com o apoio do seu gabinete em Brasília.
O encontro, ocorrido no plenário “Teotônio Vilela”, na Câmara Municipal de Anápolis, teve a presença de representações dos ministérios, da Caixa Federal e outros órgãos.
“Então, a partir daqui, nós estaremos intermediando esse diálogo e o objetivo é que os municípios tenham acesso às políticas públicas e não percam as oportunidades que às vezes estão disponíveis no governo”, sublinhou o deputado.
Rubens Otoni destacou que esse evento em Anápolis, inclusive, vai de encontro ao movimento recente que levou vários prefeitos à Brasília, com esse mesmo objetivo, ou seja, abrir e estreitar parcerias entre o Governo Lula e os municípios.
Além disso, pontuou que os representantes dos municípios trouxeram várias demandas para serem trabalhadas.
União e reconstrução
O deputado estadual Antônio Gomide destacou que o Partido dos Trabalhadores e o Governo Federal têm uma preocupação muito grande em poder fazer com que encontros como esse possam acontecer e informar bem aquilo que tem vindo de recursos e aquilo que se tem em termos de política pública para atender as demandas dos municípios.
Na sua avaliação, portanto, o encontro é uma forma de agregar, informar, “mas também mostrar aquilo que o Governo Federal tem pregado, que é a união e a reconstrução”.
Nesse viés, ele pontuou que a união é justamente a proposta do encontro e a reconstrução é trabalhar e viabilizar os projetos que vão fazer a diferença lá na ponta para a população das cidades.
Ele também observou que encontros como esse, com as representações dos ministérios e outras instituições, sobretudo aquelas que são repassadoras de recursos, são importantes para que os municípios possam sanar eventuais dúvidas em relação aos programas governamentais.
Leia ainda: ACIA, a Casa do Empresário, e os seus 89 anos de histórias e lutas