Trump toma posse como o 47º presidente dos Estados Unidos da América

“A era de ouro dos Estados Unidos começa agora”, foram essas as palavras escolhidas por Donald Trump para o seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos da América, pela segunda vez.

A posse dele e também do vice, JD Vance, aconteceu por volta das 14 horas (horário de Brasília), no Capitólio, o Congresso estadunidense.

Antes do evento, o Republicano Donald Trump e o agora ex-presidente Democrata, Joe Biden, seguiram vários protocolos da posse presidencial nos EUA, entre eles, o tradicional chá na Casa Branca, com os dois líderes e as primeiras-damas.

Trump, a partir de agora, é o 47º dos estados Unidos, iniciando o seu segundo mandato. No discurso no Capitólio, ele pontuou a fala com críticas ao governo do seu antecessor, governo que segundo ele enfrentou uma “crise de confiança”.

Além disso, citou falhas que teriam sido cometidas no governo Biden em relação aos sistemas de saúde e de educação. Fato recente também mencionado no discurso foi o enfrentamento dos incêndios em Los Angeles.

“A partir de agora, o declínio da América chega ao fim”, ressaltou Trump, que foi aplaudido de pé por várias vezes entre as autoridades e os convidados.

O presidente lembrou do atentado que sofreu no Estado da Pensilvânia, durante a campanha e disse: “Fui salvo por Deus para tornar a América grande novamente”.

Trump também falou em trazer paz e prosperidade aos cidadãos americanos; em reduzir a inflação e em “devolver” a liberdade de expressão.

A posse contou com a presença de ex-presidentes George W. Bush, Bill Clinton e Barak Obama.

Após o encerramento do ato solene, houve a despedida do ex-presidente Biden, que embarcou em um helicóptero da presidência e a assinatura dos primeiros decretos do novo governo americano.

Leia ainda: O homem na lua, a carroça e o barquinho