Na manhã desta terça-feira, 03/12, o presidente da Câmara Municipal, Dominguinhos do cedro (PDT) reuniu-se com alguns vereadores para discutir sobre o ato de posse dos eleitos no pleito de outubro último.
A posse do prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), de seu vice,Walter Vosgrau (MDB) e dos 23 vereadores eleitos e reeleitos será no dia 1º de janeiro. Em relação ao local, o presidente sinalizou a realização no Centro de Convenções.
A partir de agora, de acordo com Dominguinhos, começam as tratativas e os preparativos para a solenidade.
Conforme pontua o presidente, a ideia inicial seria realizar a posse na Câmara Municipal. Contudo, para que mais pessoas possam participar das cerimônias, foi escolhido o Centro de Convenções, que tem acomodações para acomodar até mais de 2 mil pessoas.
Ritos
Conforme os ritos previstos, primeiramente acontece a posse dos 23 vereadores. A coordenação deve ficar à cargo do vereador José Fernandes (MDB), o mais votado no pleito.
Em seguida, realiza-se a eleição para a definição da Mesa Diretora, com os cargos de Presidente; Vice-Presidente; 1º; 2º; 3º e 4º Secretário (a).
O presidente eleito conduzirá logo depois a posse do prefeito e do vice.
Até, então, tinha-se a tradicional caminhada da Câmara, na Praça 31 de Julho, até o Centro Administrativo, na Avenida Brasil.
Mas, hoje, a Câmara funciona em local diferente, assim como também a Prefeitura. Ou, pelo menos, parte dela.
De modo que todo cerimonial de posse deve ocorrer no Centro de Convenções, carecendo ainda de confirmação (já que o espaço pertence ao Estado, mas não deve haver óbice em relação à cessão) e o horário em que se darão as duas posses.
Leia ainda: Com a chegada de dezembro, Anápolis já abraça o clima de Natal