Claudius Brito – Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que a representatividade por cor/raça, na eleição desse ano, seguiu um padrão, com ligeira diminuição para candidatos autodeclarados brancos.
Por outro lado, o mesmo levantamento revela que a representatividade dos eleitos autodeclarados pretos, teve aumento para os cargos do pleito: Prefeito (a), Vice-Prefeito (a) e Vereador (a).
De acordo com o TSE, entre os prefeitos eleitos, houve uma queda de 3% (3.634) entre os autodeclarados brancos, enquanto o número de indígenas cresceu levemente, 12% (9), e os pretos aumentaram 14% (128).
Entre os vice-prefeitos, os eleitos de cor preta também apresentaram um crescimento expressivo de 38% (250), o maior aumento em comparação a outros grupos étnicos.
Entre vereadores, eleitos de cor preta e indígenas registraram os maiores crescimentos, com 11% (3.984) e 31% (240), respectivamente.
Vale ressaltar que esses dados são comparados cm o pleito de 2020. As informações constam no Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral. (Com informações do TSE)
Leia ainda: Documento do G20 traz alerta sobre o impacto das tecnologias digitais e IA