Por Claudius Brito- A indústria goiana cresceu 2,4% em setembro de 2024, na comparação com o mês de agosto do mesmo ano, segundo dados da Pesquisa Industrial mensa- produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
No Brasil, no mesm o período analisado, o crescimento foi de 1,1%. Em 15 locais invcestigados, Goiás registrou a maior variação, junto com o espírito Santo, que também cresceu 2,4% na avalição com o mês anterior. Na outra ponta ficou o Estado do ceará, com variação negativa de -4,5%.
A PIM-PF traz ainda que comparando setembro de 2024 com setembro de 2023, a indústria goiana cresceu 0,2%. No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a setembro de 2024, a variação foi de 3,9%. E, no acumulado de 12 meses, o crescimento ficou em 6,8%.
Produção por seções e atividades industriais
Analisando a variação acumulada no ano (janeiro a setembro de 2024) em relação ao mesmo período de 2023, a variação de 3,9%, foi alavancada, principalmente, pela variação verificada na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (68,7%). Também, pela fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.
Por outro, nesta mesma basde comparativa, tdois setoress tiveram variações negativas: – Fabricação de papel, celulçose e produtos de papel (-2,1%); – Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacèuticos (-2,2%).
Acumulado de 12 meses
No acumulado de 12 meses, a variação de 6,8% teve também como destaque a Fabricação de Veículos automotores, reboques e carrocerias (57,7%). E, ainda, Confecção de artivos do vestuário e acessórios (32,2%).
As variações negativas, foram: – Metalurgia (-3,6%); – Fabricação de máquinas e equipamentos (-1,1%).
A fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que tem Anápolis como polo de referência no Brasil, ficou praticamente estável no período de 12 meses (0,1%).
Sobre a PIM-PF
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da Federação ou entre unidades da Federação, em diferentes setores de atividade. (Com informações da Seção de Disseminação de Informações do IBGE/GO)
Leia ainda: Balança comercial de Anápolis bate à casa dos US$ 2 bilhões em outubro

