No CONCEG, Presidente da Equatorial Goiás destaca queda de reclamações no Procon e ANEEL

O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, fez uma visita de cortesia aos membros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), durante reunião do colegiado na terça-feira (22/10).

Na ocasião, o presidente apresentou resultados de dois importantes indicadores da melhoria do serviço que a companhia tem entregado aos goianos, antes de completar o primeiro ano da concessão em Goiás.

O primeiro dado apresentado por Jayme foi com relação ao posicionamento do Equatorial no ranking de reclamações do Procon. Conforme demonstrou, a distribuidora ocupa atualmente o 12º lugar, após recuar 11 posições. No início da concessão, era a empresa com maior número de solicitações no órgão de defesa do consumidor.

O segundo demonstrativo apresentado pelo presidente da Equatorial Goiás aos membros do CONCEG, foi em relação a redução de 47% das reclamações sobre qualidade do fornecimento de energia elétrica perante a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL.

Esse dado vem de um comparativo feito no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.

Esses dois indicadores, ressaltou Lener Jayme, mostram que a companhia tem caminhado no lado correto, no tocante às suas políticas de satisfação dos clientes, assim como em relação ao direcionamento dos investimentos na empresa.

No trabalho de reconstrução do sistema elétrico de Goiás, pontuou Jayme, foram investidos mais de R$ 2 bilhões, somente em 2023.

Ainda na reunião do CONCEG, o presidente garantiu que 2025 será, assim como 2023 e 2024, também um ano com muitos investimentos.

“Não resolvemos todos os problemas da noite para o dia. Mas já estamos começando a colher o que estamos plantando”, comemorou Lener Jayme.

Antes de deixar a reunião, o presidente reforçou a importância do trabalho realizado pelo CONCEG e se colocou à disposição para fortalecer a parceria em ações que venham de encontro ao interesse comum do Conselho e da Distribuidora, ou seja, a melhoria contínua dos serviços e a satisfação dos consumidores de energia goianos.

Parceria produtiva

O presidente do Conselho, João Victor Araújo afirmou que essa parceria tem proporcionado resultados positivos e, segundo ele, “tudo que for positivo para as classes consumidoras, estaremos sempre trabalhando para fortalecer essa parceria e as ações”.

Fizeram coro às palavras do presidente os conselheiros Félix Curado, Wilson de Oliveira, Wellington Barbosa, Keitty Abreu e Rogério Borges. Além das representantes da Equatorial Goiás no colegiado: Suzilene Quintela, Fernanda Faleiro e Cláudia de Araújo.

Limpeza de faixas da rede na zona rural e outras pautas do encontro

A reunião teve sequência com vários outros pontos em pauta, com destaque a questão da limpeza de faixas de servidão na zona rural.

Trata-se de uma demanda que o Conselho vem trabalhando e que foi direcionada pelo conselheiro Félix Curado, representante da classe rural e vice-presidente do Conselho.

O assunto foi dividido em duas abordagens, a primeira, tratando dos aspectos normativos, com apresentação de Denner Monteiro, que atua na área de normas técnicas da Equatorial Goiás. Ele apresentou os critérios que estão estabelecidos para a limpeza de redes em áreas rurais, dentro da Norma Técnica nº 005.

Na sequência, o engenheiro de distribuição da companhia, Murilo Livio de Oliveira fez um detalhamento dos aspectos operacionais, incluindo, na sua abordagem, o trabalho realizado na região de Mineiros, que foi uma demanda específica com encaminhamento junto ao CONCEG.

Mais deliberações

Além desse assunto, os conselheiros também debateram a formulação do PAM, o Plano Anual de Atividades e metas para o ano de 2025, que deve ser concluído até o final do mês.

Ainda, tratou-se da parceria entre o Conselho e a Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ficou deliberado na reunião que os conselheiros apresentarão as sugestões para o escopo da parceria.

Também houve encaminhamentos acerca de um evento em parceria entre o CONCEG, através da representação da classe residencial, e a Equatorial Goiás, para divulgação e incentivo às famílias que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica.

O presidente João Victor Araújo destacou que foi uma reunião produtiva e que o CONCEG caminha para o final do ano com uma agenda positiva realizações.

“É resultado do esforço conjunto de todos os conselheiros”, comemorou João Victor.

Assessoria do CONCEG

Leia ainda: Subsídios chegam na conta de energia elétrica já chegam a R$ 32 bilhões