Claudius Brito – Quem, por algum motivo, não tem acompanhado os debates ou os programas de rádio e televisão do horário eleitoral gratuito, pode conhecer as propostas dos concorrentes à Prefeitura de Anápolis, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Antônio Gomide (PT), Eerizania Freitas (UB), Hélio da Apae (PSDB) e Márcio Corrêa (PL) disponibilizaram na plataforma da Justiça Eleitoral os planos que pretendem colocar em prática se eleito foram, para administrar o município nos próximos anos, a partir de 1º de janeiro próximo. Claro que apenas um será o mandatário. Ou seja, aquele que as urnas derem como vencedor seja no primeiro ou no primeiro turno.
Conheça algumas das propostas dos candidatos:
- Restauração dos serviços de urgência e emergência com 5 UPAs em funcionamento nas regiões do Recanto do Sol, Jardim Calixto, Bairro de Lourdes, Vila Esperança e Maracanã).
- Construção da Maternidade Municipal com atendimento pré-natal, exames de imagem, partos e implantação do “Programa Municipal de Redução da Mortalidade Materno Infantil.
- Construção de novas escolas nas regiões da Vila São Vicente, Campos Elíseos, Granja santo Antônio, Flor de Liz, Granville, recanto do Sol, Leblon, Portal do Cerrado e Parque Residencial Ander.
- Construção de novos CMEIS nas regiões do Copacabana, Aldeia dos Sonhos, Primavera I Etapa, Parque Brasília II Etapa, Calixtópolis, Vila União, Setor Industrial, Bairro São João, Itamaraty III Etapa, Jardim e Vila Góis.
- Criação do “programa Anápolis Acredita” e do “Salão de negócios dos empreendedores de microcrédito em Anápolis”, para suporte e apoio à economia local nesse segmento.
- Garantir que os hospitais Alfredo Abraão e Jorge Hajjar estejam em pleno funcionamento, com portas abertas para atendimento à população. Expandir a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrica para aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a infraestrutura.
- Construir duas novas Unidades de Pronto Atendimento, uma na região Norte e outra na região Leste de Anápolis.
- Ampliar a rede de ensino municipal, com a construção e reconstrução das escolas: Lions Anhanguera, Rodolf Mikel Ghanan, Munir Calixto, Vila Fabril, Manoel Gonçalves, Portal do Cerrado, Residencial Ander, Residencial Leblon, Joanápolis.
- Ampliar a rede dos CMEIs: Promissão, Jandira Bretas, Aldeia dos Sonhos, Copacabana, Primavera, Portal do Cerrado, Arnaldo Steckelberg, Desembargador Air Borges, Maria Helena.
- Construir um viaduto na interseção da Rua Engenheiro Portela com a Avenida Brasil. Finalizar a construção da Ponte Estaiada, um marco arquitetônico e funcional para a cidade.
- Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que será responsável pela interlocução com os mais diversos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública. E criação da Guarda Patrimonial.
- Criação da Secretaria Municipal de Inclusão com objetivo de implementar políticas públicas inclusivas, com objetivo de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, para promover a participação de minorias na sociedade, especialmente em favor da pessoa com deficiência.
- Com base no conceito de descentralizar os Equipamentos Públicos e Serviços Públicos, realizar o incremento de atendimento à Saúde de unidades “Portas Abertas”, as quais mantêm prontos-socorros e ambulatórios onde a população é atendida imediatamente.
- Universalizar entre a população de Anápolis a marcação de consulta. O Zap da Saúde não atende à universalização do acesso ao serviço.
- Projeto-piloto de eletrificação subterrânea das ruas do denominado Circuito Comercial e Circuitos Cultural deste Plano de Governo.
- Fortalecimento das Unidades de Saúde: melhorar a infraestrutura e equipar postos de saúde e hospitais com recursos necessários; ampliar a cobertura das Unidades Básicas de Saúde e Equipes de Saúde da Família.
- Implementar e expandir os serviços de telemedicina para facilitar o acesso à saúde em áreas mais remotas. Coordenar a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde (básica, especializada, hospitalar).
- Ampliação do acesso à educação infantil, com foco na construção e reforma de mais CMEIs. Investimento na infraestrutura escolar, com a construção e reforma de escolas, bibliotecas e laboratórios.
- Incentivo ao uso de energia renovável, com foco na instalação de painéis solares e na redução da emissão de gases de efeito estufa. Promoção da coleta seletiva e da reciclagem dos resíduos sólidos.
- Fortalecimento da participação cidadã, com a criação de conselhos comunitários e fóruns de discussão para o envolvimento da população nas decisões. Políticas para integração de minorias no mercado de trabalho.
- Zerar as filas de consultas e exames em 120 dias, através de chamamento público de hospitais, clínicas e laboratórios privados e filantrópicos, além da ampliação dos horários de atendimento.
- Construir três Policlínicas para agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes, com exames laboratoriais e de imagem, bem como atendimento ambulatorial em especialidades, aproveitando a expertise dos servidores do município.
- Criar um plano emergencial nos primeiros 120 dias para suprir o déficit de vagas em creches, por meio de parcerias com igrejas, associações e instituições sem fins lucrativos, além de investir em salas pré-moldadas em blocos de concreto ou contêiner.
- Construção de 20 CMEIS em quatro anos. Também reformar todos os CMEIS existentes e universalizar a presença de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades de ensino.
- Criar o programa “Burocracia Zero”, para eliminar barreiras burocráticas que dificultam o acesso a serviços públicos e o desenvolvimento econômico. Implantar dois polos industriais em quatro anos.