A Base Aérea de Anápolis, seus aviões e um rasante na história

Neste domingo, 8 de setembro, acontece mais uma edição dos Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis (BAAN). O evento, que teve a sua primeira edição realizada em 1975, é uma oportunidade para que os anapolinos e os turistas possam conhecer uma das principais e unidades da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os portões da BAAN serão abertos às 9 horas e a previsão de encerramento é às 17 horas. Nesse intervalo de tempo, o público terá muito para conhecer e muitas emoções.

O acesso é gratuito. O comando da unidade sugere que as pessoas possam contribuir com a doação de alimentos perecíveis, que serão posteriormente doados a instituições sociais na cidade.

Em uma unidade da Força Aérea, claro, o maior interesse é por aviões. E lá estarão vários deles em exposição.  Entre os quais, o caça F-39 Gripen, de fabricação sueca e o substituto dos antigos Mirage que fizeram história na BAAN.

Além do gigante KC-390 Millennium, este ano completando 5 anos desde a incorporação da primeira unidade da aeronave na Base Aérea de Anápolis, ocorrida no dia 4 de setembro de 2019.

O KC-390 é uma produção da Embraer e, hoje, reconhecida nacional e internacionalmente, como uma aeronave multimissão de alto desempenho.

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No Brasil, o KC-390 teve uma atuação crucial na pandemia da Covid-19, com o transporte aéreo de insumos e equipamentos hospitalares para regiões remotas no Norte do país.

Além disso, a aeronave atuou no suporte para ações humanitárias no território indígenas dos yanomamis, na Amazônia. E, mais recentemente, prestou ajuda para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com o transporte de doações de alimentos e vários tipos de equipamentos.

Além, ainda, do seu emprego no combate a incêndios florestais na região do Pantanal mato-grossense e no interior de São Paulo.

Esquadrilha e mais

Os visitantes, portanto, poderão acompanhar pousos e decolagens de aeronaves, assim como conferir apresentações de paraquedismo e aeromodelismo. Também haverá exposição de veículos e de artefatos militares.

E, como já é também tradicional nos Portões Abertos da BAAN, a participação da Esquadrilha da Fumaça, com as suas espetaculares acrobacias.

O acesso ao evento será pela entrada principal, que se dá a partir do trevo da BR-414 e a outra, em outro sentido, pela BR-153.

Quem for de carro terá estacionamento gratuito à disposição. Ônibus do Sistema de Transporte Coletivo terão vários horários com destino à BAAN.

Um pouco de história

A Base Aérea de Anápolis começou a ser projetada no final da década de 60. Estudos realizados à época pelo Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Sisdacta), apontaram que o Município reunia condições necessárias – principalmente climáticas – para a implantação da unidade da aeronáutica.

A construção do complexo aeronáutico começou em nove de fevereiro de 1972. Em março daquele ano, na França, era realizado o primeiro voo do Mirage com o cocar da Força Aérea Brasileira.

No mês de maio, oito pilotos brasileiros foram para Dijon participar dos treinamentos visando adaptação às aeronaves recém-adquiridas e ficaram conhecidos como os “Dijon Boys”.

Em 27 de março de 1973, foi realizado em Anápolis o primeiro voo do supersônico F-103 Mirage, fato que oficialmente deu início às atividades da 1ª. Ala de Defesa Aérea (1ª. Alada). Mais tarde, ela foi transformada no 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), também denominado Grupo Jaguar.

A partir de julho de 2002, a Base Aérea de Anápolis passou, também, a sediar o 2º e 6º Grupo de Aviação, integrantes do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), com as modernas aeronaves R99-A e R99-B, equipadas com radares e equipamentos de sensoriamento remoto.

KC-390 e Gripen

No dia 04 de setembro de 2019, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve em Anápolis participando da solenidade de incorporação do KC-390 Millenium à Ala 2.

No dia 29 de novembro de 2022, 50 anos após a chegada do primeiro Mirage, a Base Aérea de Anápolis registrou, pela primeira vez, o pouso das duas primeiras unidades operacionais do F-39 Gripen, o FAB 4103 e o FAB 4104.

Essas duas aeronaves chegaram ao Brasil no dia 25 de setembro de 2022 e foram desembarcadas de um navio vindo da Suécia, no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. De lá, elas foram transportadas para ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Em solenidade realizada no dia 19 de dezembro de 2022, os caças F-39 Gripen matrículas 4103 e 4104 fizeram, oficialmente, o primeiro voo operacional na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

Texto e edição: Claudius Brito
Crédito das imagens:
Sargento Müller Marin/FAB
Sargento Figueira/FAB
Acervo da FAB
Acervo da FGV
Reprodução Arquivo Nacional
Arquivo do CONTEXTO

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