Em primeiro debate em Anápolis, candidatos trocam “gentilezas” e mostram estratégias

O primeiro debate eleitoral para as eleições majoritárias, ou seja, de Prefeito (a), em Anápolis, foi realizado na noite desta quarta-feira (21/8), pela Rádio Manchester/DM Anápolis.

O encontro, que teve a presença dos cinco prefeitáveis, ocorreu no plenário da Câmara Municipal. O local recebeu, além dos candidatos e candidatas, os seus respectivos vices nas chapas, alguns assessores e convidados, entre eles, o prefeito Roberto Naves e a primeira-dama e deputada Vivian Naves e a empresária e ex-deputada Onaide Santillo.

Os momentos que antecederam o debate foram marcados pela cordialidade entre os debatedores. Mas, dado o “apito inicial”, a disputa começou e começou para valer, com várias trocas de “gentilezas” entre Antônio Gomide (PT), Eerizânia Freitas (UB), Hélio da Apae (PSDB), José de Lima (PMB) e Márcio Corrêa (PL).

Foram cinco blocos, sendo o primeiro com a apresentação dos candidatos. No segundo bloco, os candidatos responderam a uma pergunta em comum, sobre a motivação para disputar a eleição.

No terceiro bloco, foram realizadas duas rodadas de perguntas com temas sorteados e perguntas feitas por jornalistas da Manchester e DM.

O quarto e mais quente entre os blocos, foi o de perguntas entre os candidatos, com temas definidos em sorteios.

Finalmente, o quinto bloco foi o das considerações finais entre os candidatos.

Clima

O clima do debate foi de relativa calma. Houve, claro, várias alfinetadas de um lado e de outro. E houve, também, momentos em que os candidatos concentraram a fala nos seus projetos.

O que foi visível é que havia um certo nervosismo. Contudo, pelo menos numa análise mais geral, uma coisa que não ocorreu foi a polarização no debate, sobretudo, entre Antônio Gomide (PT) e Márcio Corrêa (PL), que são os representantes das matizes ideológicas que mais se debatem no cenário de esquerda e de direita.

Estratégias

O debate demonstrou o que e como os candidatos devem apresentar aos eleitores anapolinos no transcurso dessa campanha.

O candidato do PT, Antônio Gomide, sinalizou que vai ser o mote da campanha o legado de sua gestão nas duas vezes em que passou pela Prefeitura de Anápolis, aliando a isso, como ele próprio definiu, a experiência e o conhecimento adquiridos também como deputado estadual

A candidata Eerizânia Freitas (UB) destacou ao longo de sua participação no debate que é a candidata de Caiado, segundo ela, governador mais bem avaliado do Brasil e que é anapolino. Também sinalizou que vai demonstrar os conhecimentos adquiridos na carreira pública e o trabalho realizado na gestão atual.

Hélio da Apae, candidato do PSDB, demonstrou que sua campanha não focará na questão de ideologias e que o mote principal será mostrar o trabalho que ele desenvolveu no voluntariado, em especial, sua gestão na Apae Anápolis. Além disso, enfocará a gestão do ex-governador Marconi Perillo em Anápolis.

O candidato do PMB, José de Lima, concentrou boa parte de sua participação com algumas críticas à atual Administração Municipal. Ele também colocou foco em sua experiência política e administrativa, como empresário. Além disso, também ressaltou ser o candidato que reúne qualidades necessárias na política, a honestidade e transparência.

O candidato do PL, Márcio Corrêa, deixou nas entrelinhas que vai pontuar sua campanha em mostrar aquilo que considera que não foi acertado na atual gestão da Prefeitura. Ele também focou sua capacidade empreendedora para buscar uma administração, segundo ele, mais moderna e menos burocrática.

Leia ainda: Veja o raio-x das candidaturas de Anápolis com pedido de registro no TSE

Antônio Gomide: Legado da gestão e experiência
Eerizânia Freitas: Apoio de Caiado e experiência na função pública
Hélio Lopes: Legado de trabalho no voluntariado e em gestão
José de Lima: Experiência e capacidade de diálogo
Márcio Corrêa: Experiência política e no empreendedorismo
Debate teve como palco o plenário da Câmara Municipal