Por Claudius Brito – As escolhas da vida e a Inteligência Artificial (IA). Esse foi o tema da aula inaugural ministrada na noite desta segunda-feira (19/8), na UniEVANGÉLICA, em Anápolis, pelo senador e astronauta Marcos Pontes.
Pontes foi, também, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação no governo de Jair Bolsonaro. Mestre em Engenharia de Sistemas, ele tem no seu currículo nada menos do que a menção de ser colocado na história como o primeiro brasileiro a viajar para o espaço.
Isso ocorreu em 2006. A partida ocorreu no dia 30 de março e Marcos Pontes integrou a missão Soyuz TMA-8, que teve com destino uma missão na Estação Especial Internacional (ISS, sigla em inglês).
Pontes permaneceu no espaço por 9 dias e 21 horas. Essa experiência ele compartilha em quatro livros: “É possível! Como transformar seus sonhos em realidade” (2010); “Missão Cumprida” (2011), “O menino do Espaço” (2012) e “Caminhando com Gagarin: Crônicas de uma Missão Espacial” (2015).
Entrevista
Pouco antes da Aula Magna, o senador e astronauta Marcos Pontes concedeu entrevista à imprensa. Na oportunidade, ele disse se sentir “honrado” pelo convite de participar na aula inaugural da UniEVANGÉLICA e falar sobre as suas experiências de vida, mesclando com um tema atual e de muita importância para os jovens: a Inteligência Artificial.
Na entrevista, Pontes discorreu sobre o trabalho que ele pode liderar em boa parte, na Comissão do Senado que debate propostas para a regulamentação da IA.
Segundo ele, depois de muitos debates, a proposta está em vias de ser concluída para ser votada ainda este ano.
Conforme observou, o ambiente regulatório dessa matéria é bastante complexo, pois não envolve apenas o aspecto legal e jurídico, mas questões como desenvolvimento, aplicação, implicações e riscos.
Marcos Pontes conduziu várias audiências públicas que trouxerem subsídios para o aprimoramento da matéria no Congresso nacional e, na sua avaliação, o país deve caminhar para ter um bom arcabouço legal e regulatório que não se torne obsoleto rapidamente e que seja aplicável à realidade do país.
A aula
Logo após a entrevista, que foi acompanhada pelo vice-prefeito Márcio Cândido, o comandante da Basdse Aérea, coronel-aviador Leandro Vinícius Coelho, entre outras autoridades locais, Marcos Pontes chegou ao Ginásio de Esportes da UniEVANGÉLICA acompanhado por lideranças da instituição e sua mantenedora, a Associação Educativa Evangélica (AEE).
O reitor Carlos Hassel Mendes deu as boas-vindas ao senador e astronauta, que iniciou a sua fala já deixando um recado: “Tudo começa com um sonho! Acredite em você e você consegue chegar ao objetivo”.
Marcos Pontes contou que seu sonho era voar. E o seu voo foi alto, a ponto de ele ser um dos poucos entre bilhões de pessoas no planeta a ver a terra lá de cima. O que, no entanto, se deu com muito estudo, muito preparo e muita determinação.
Leia ainda: Silvio Santos: história, trajetória e o legado para a televisão brasileira