IPTU 2024 tem prazo prorrogado em Anápolis até 30 de abril

Claudius Brito- O contribuinte ganhou mais um tempo para poder pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. O prazo, que venceu na quarta-feira, 10, foi prorrogado até o dia 30 próximo.

O anúncio da prorrogação foi feito pelo prefeito Roberto Naves nesta quinta-feira, 11/04, durante coletiva de imprensa após a realização da solenidade de posse do Conselho Municipal de Assistência Social, no mini-auditório do Centro-Administrativo.

Segundo ele, já está sendo providenciada a publicação do decreto sobre a prorrogação do prazo.

Durante a semana, na Câmara Municipal, alguns vereadores fizeram a solicitação para que o prazo do IPTU pudesse ser prorrogado, em razão da dificuldade que, ainda, uma parte dos contribuintes estava tendo para poder pagar o tributo, que é cobrado atualmente dos proprietários de imóveis edificados e não edificados (lotes), no município.

Vale ressaltar que a prorrogação vale tanto para o pagamento em cota à vista, quanto da primeira parcela, caso o contribuinte opte em pagar parcelado. As demais parcelas seguem o calendário abaixo:

  • Segunda parcela: 10 de maio
  • Terceira parcela: 10 de junho
  • Quarta parcela: 10 de julho
  • Quinta parcela: 12 de agosto
  • Sexta parcela: 10 de setembro
  • Sétima parcela: 10 de outubro
  • Oitava parcela: 11 de novembro

Desconto

O contribuinte que pagar o tributo à vista, ou seja, em cota única, terá direito a um desconto de 10%. Quem estiver em dia com a Fazenda Municipal, ainda poderá ganhar mais 5% do programa Contribuinte Legal. Esse desconto é cumulativo. Assim, o total pode chegar a 15%, já que os descontos são cumulativos.

Os contribuintes residenciais receberam os talões em casa pelos Correios. Aqueles que porventura não tenham recebido, podem buscar os canais virtuais da Prefeitura, através do Zap. Ou, mesmo, o atendimento preferencial na unidade do Rápido do Anashopping.

Vale lembrar que o parcelamento do IMPTU pode ser feito em, até, oito vezes a depender do valor do tributo, sendo que não pode haver nenhuma parcela com valor inferior a R$ 141,20.

O contribuinte também deve observar o valor da Taxa de Serviços Urbanos, a TSU, que vem junto com o imposto e pode também ser paga em cota única com desconto ou de forma parcelada.

Prefeito Roberto Naves anunciou a prorrogação em coletiva de imprensa