Licitação abre caminho para o retorno da “Área Azul” em Anápolis

Por Claudius Brito – Foi publicado no Diário Oficial do Município, o Aviso de Licitação/Concorrência Pública nº 001/2024, solicitada pela Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, a CMTT.

O objeto dessa licitação é a concessão onerosa para implantação, ampliação, divulgação, gestão, controle e manutenção dos sistemas e das comunicações necessárias à operacionalização do estacionamento rotativo em vias e logradouros do município de Anápolis.

Trocando-se em miúdos, a nova “Área Azul”.

A data do certame está prevista para 20 de maio próximo e a modalidade será por maior oferta pela outorga dessa concessão. A “disputa” será de forma eletrônica.

Como era?

O estacionamento rotativo existiu por vários anos em Anápolis, na modalidade “Área Azul”, para carros e “Área Verde”, para motocicletas.

Em ambos os casos, funcionava da seguinte forma: o condutor comprava o bilhete (ou tão, dependendo da sua necessidade de uso) e tinha até duas horas para permanecer com o veículo nos locais determinados (com placas).

Leia ainda: Eleitorado anapolino pode aumentar 25 mil votantes em relação ao pleito de 2020

Num primeiro momento, coube aos agentes mirins fazer a fiscalização. Mas, por questões legais, isso não foi mais possível e, em seguida, a atribuição foi repassada à CMTT.

Contudo, devido a uma série de problemas, o estacionamento rotativo acabou não mais existindo.

Agora, já de algum tempo, vem se discutindo o retorno do estacionamento rotativo, porém, com as novas tecnologias que o mercado tem atualmente, dispensando a forma antiga de controle.

Placas da antiga Área Azul ainda se encontram espalhadas em algumas ruas de Anápolis