Prefeitura de Anápolis e PM renovam convênio da Força Tática com frota nova

Na manhã desta quarta-feira, 24/01, uma solenidade histórica marcou a renovação do convênio entre a Polícia Militar do Estado de Goiás e a Prefeitura de Anápolis, visando a manutenção operacional da Força Tática.

A unidade, criada em 2017, dentro dessa mesma parceria, vem desde então sendo um modelo para a área de segurança pública.

E, mais do que ser uma espécie de vitrine na segurança, segundo o titular do 3º Comando Regional da PM em Anápolis, coronel Alyson Ferreira Sobrinho, a Força Tática alcançou um patamar diferenciado para as operações da corporação, contribuindo de forma efetiva para a redução dos indicadores criminais na área de cobertura.

Na solenidade desta segunda-feira, a unidade teve a renovação de sua frota, que é composta de 10 caminhonetes caracterizadas.

Cada viatura da Força Tática é composta de três policiais e, além do armamento convencional, as viaturas dispõem, para uso em certas situações, de uma arma de longo alcance.

As viaturas foram adquiridas pelo município, que também paga os policiais via Banco de Horas.

Toda a parte operacional é de responsabilidade da própria Polícia Militar.

No ano passado, segundo o coronel Alyson, Anápolis teve uma redução de 30% no número de homicídios e parte desse resultado, além da queda de praticamente todos os indicadores criminais, pode ser creditado a essa parceria que a PM tem hoje com a Prefeitura “e com a população anapolina”, frisou.

O superintendente de Operações Integradas da PM, coronel da reserva Evenir da Silva Franco Júnior, na ocasião, representando a secretaria estadual de Segurança Pública e o comando geral da PM, destacou que essa parceria serve de modelo para Goiás.

Uma parceria, conforme ressaltou, que tem gerado resultados positivos para a sociedade e que vem de encontro à política do atual governo de trabalhar, com a integração das forças de segurança, para garantir cada vez mais “uma segurança pública de excelência”.

Investimentos e resultados

Parceria de resultado para a segurança em Anápolis

O prefeito Roberto Naves lembrou que ele e a sua esposa, primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, sempre tiveram como meta na vida pública procurar fazer com que as pessoas não passem pelas dificuldades que já passaram.

Ele lembrou que perdeu o pai num assalto a mão armada e observou que, lá atrás, quando assumiu a Prefeitura pela primeira vez, havia uma demanda muito grande da população quanto a segurança.

Em 2017, a Força Tática foi criada com a finalidade de dar esse suporte ao setor, mesmo não sendo uma responsabilidade constitucional do município.

“Pode não ser no papel, mas tem de ser na prática”, enfatizou o prefeito, pontuando que de 2017 para cá, o somatório dos investimentos da Prefeitura em segurança já bate à casa de R$ 50 milhões.

O chefe do Executivo anapolino citou que além da aquisição de viaturas da Força Tática, recursos também foram direcionados ao Banco de Horas; também há repasse para a Polícia Civil que, inclusive, foi contemplada também com uma viatura nova para; implementação de câmeras de segurança; lâmpadas de led e uma série de outros investimentos que vêm de encontro a reforçar, segundo ele, não a “sensação de segurança, mas uma segurança efetiva para a população”.

Roberto Naves lembrou que antes, o cidadão sequer podia comprar uma caminhonete, que dias depois era roubado.

Na sua avaliação, esse comprometimento faz com que Anápolis seja hoje, reconhecidamente, uma das cidades mais seguranças de Goiás.

“Esse é o papel do governante e é o que nós vamos continuar fazendo”, concluiu.