Começou ontem (16/11) e termina hoje (17), o XXIII Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica e o VIII Encontro de Conselhos de Consumidores da Região Nordeste.
O evento, que acontece no Deville Hotel, em Salvador-BA, é realizado pelo Conselho de Consumidores de Energia na Neoenergia Coelba (CCEB), com apoio da Neoenergia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG), participa dos encontros através do conselheiro Wilson de Oliveira.
Ao CONCEG Notícias informou que a programação é bastante extensa e, no primeiro dia, o tema principal dos debates girou em torno da questão da transição energética.
Dentro dessa temática, pontuou Wilson de Oliveira, palestrantes e debatedores levantaram questionamentos acerca de qual modelo seria melhor para o Brasil e para os consumidores de energia elétrica.
Isso, em razão de que diferente de outros países do mundo, como a Europa, o Brasil tem uma matriz energética mais renovável, inclusive, veículos movidos a biocombustíveis.
Outros temas também relevantes constaram na programação do primeiro dia dos eventos. Entre eles, sobre o aperfeiçoamento na gestão da operação do SIN, o Sistema Interligado nacional; a massificação da geração por fontes intermitentes, entre elas a Geração Distribuída e a modernização das tarifas de energia elétrica no Brasil.
Leia ainda: DAIA: dos marcos legais à consolidação de um dos maiores polos industriais do interior do Brasil
Os debates contaram com representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema (ONS), Associação Brasileira dos Consumidores de Energia (ABRACE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo dia
Nesta sexta-feira, 17, a programação conta com palestras variadas, envolvendo temáticas como: a evolução do arcabouço regulatório do setor elétrico; transição energética e novos subsídios; a transição energética e a influência nos novos contratos de concessão de energia elétrica; impactos sociais da transição energética; abertura de mercado e perspectivas de reduções de custo para o consumidor de energia.
Fechando a programação com o tema: Abertura ampla do mercado e as perspectivas de aumento de custos para os consumidores, decorrentes dos excedentes nos contratos de longo prazo das distribuidoras de energia elétrica, objeto dos leilões de energia regulada.
Houve participação de palestrantes, debatedores e moderadores da Frente nacional de Consumidores de Energia Elétrica; NEAL; ANEEL, ABRACEEL, ABRADEE e do anfitrião do evento, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Coelba.
O conselheiro Wilson de Oliveira destaca que repassará todas as informações sobre a participação do CONCEG nesses eventos, segundo ele, de grande importância pela abrangência e qualidade dos debates e debatedores.