10 coisas que Goiânia, completando 90 anos, tem para dar e vender

Goiânia está completando 90 anos. A capital dos goianos é cheia de belezas e de atrativos. Um dos seus principais cartões-postais é o verde. Além disso, conta com uma série de outras potencialidades e particularidades.

1. Goiânia é uma cidade que chama atenção pela quantidade de áreas verdes. Segundo a Prefeitura, é o município brasileiro com maior área verde por habitante (94 m²) e detentor do segundo maior quantitativo proporcional do mundo.

2. E, falando ainda de verde, os parques e praças de Goiânia também estão entre os seus atrativos: o Areião, Vaca Brava, o Bosque dos Buritis, o Lago das Rosas. Esses são apenas alguns dos 32 parques e bosques que contribuem com o paisagismo urbano e a qualidade de vida da população.

3. Os espaços culturais também são destaque em Goiânia. Entre eles, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Teatro Goiânia, o Centro de Convenções, o Centro Cultural Martim Cererê, a Estação Cultura, na antiga Estação Ferroviária de Goiânia, são alguns exemplos.

4. No roteiro da capital, não podem ficar de fora as tradicionais feiras: a feira Hippie, a do Sol, da Lua, a Feira do Cerrado, a Feira do Cepal no Jardim América e a Feira do Ceasa. Feiras livres, são bem mais de 100 espalhadas no município.

Leia ainda: Jornalismo de histórias- I Parte

5. Goiânia, hoje, é um dos maiores polos atacadistas da moda no Brasil. Boa parte da movimentação está concentrada na região da Rua 44. São mais de 12 mil lojas que atraem compradores de todos os cantos do país.

6. Goiânia é a sede administrativa do Governo de Goiás, onde estão instalados o Palácio Pedro Ludovico- onde funcionam vários órgãos da Administração do Estado- e o Palácio das Esmeraldas

7. A arquitetura é um traço marcante de Goiânia, que preserva alguns prédios com fachada Art Deco. Alguns exemplos: Teatro Goiânia, antiga Estação Ferroviária, o Coreto da Praça Cívica, o antigo Palace Hotel e a Torre do relógio.

8. Goiânia também tem boas opções para compras. Grandes redes atacadistas, varejistas e, claro, os shoppings: Flamboyant, Goiânia Shopping, Passeio das Águas, Bougainville, Buena Vista e vários outros.

9. A capital dos goianos é também referência pelos barzinhos. Eles estão espalhados por vários cantos da cidade. Tem aqueles tradicionais: o Glória Bar, o Piquiras. Não faltam boas opções para todos os gostos e bolsos no happy our e na noite de Goiânia.

10. Goiânia é a cidade dos goianienses, dos goianos. Querida e admirada por todos. Cidade de trabalho, da política, do esporte e lazer, da cultura, da fé, das belezas naturais, raízes da tradição e muito mais….