Senador Kajuru diz que é “assunto liquidado!” imbróglios dos Correios e Receita Federal

Palavra dada deve ser cumprida. Foi com esta colocação que o senador goiano, Jorge Kajuru, iniciou a conversa com vereadores de Anápolis, acerca de duas polêmicas que há dias vêm se arrastando e gerando preocupação na cidade.

A primeira pendenga foi  em relação ao projeto do Centro Internacional dos Correios, que era uma proposta já dada como consolidada. Mas, recentemente, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) deu um alerta sobre um projeto semelhante que estaria sendo direcionado ao Estado do Rio Grande do Norte.

Houve uma grande mobilização e o próprio Kajuru, que é vice-líder do Governo Lula no Senado, ligou para o presidente da República e o colocou a par da situação em Anápolis.

Kajuru narrou que outros deputados também intercederam, fazendo reuniões com diretores dos Correios. Contudo, disse, “não os desmerecendo, fui em quem resolvia”, pontuou.

Kajuru contou que Lula ligou para o presidente dos Correios para que não houvesse a suspensão do Centro de Distribuição em Anápolis. E assim foi feito. Contudo, na redação de um ofício, isso não se deu na prática e, novamente, Kajuru acionou Lula, que assinou os correios e o documento saiu, enfim, garantindo o empreendimento no município.

O segundo- e mais recente imbróglio- foi a propósito de uma readequação que estaria em curso na Receita Federal do Brasil (RFB) que mudaria o status da Delegacia de Anápolis para o de Agência.

Leia ainda: Atuação do CONCEG na revisão tarifária da Equatorial Goiás é elogiada pela ANEEL

O que, fatalmente, levaria a canalizar uma grande parte dos serviços que hoje são feitos em Anápolis, para a Delegacia de Goiânia. Além do risco de enxugamento de funcionários. Além de outros prejuízos.

O senador foi acionado através de uma moção aprovada na Câmara Municipal, de iniciativa do vereador Jakson Charles. A partir daí, ele novamente ligou ao presidente Lula, que o orientou que esse assunto teria de ser tratado diretamente com o ministro da Economia, Fernando Haddad.

Kajuru teve um almoço em Brasília com o ministro, que lhe deu a palavra de que não haverá mudança na Delegacia da RFB em Anápolis. Inclusive, Haddad gravou um áudio, que foi apresentado na entrevista coletiva que o senador Kajuru deu na tarde de quinta-feira (19), para tranquilizar o prefeito, os vereadores, os servidores da receita e a população.

“Para mim, é um assunto liquidado”, sentenciou Kajuru.

Senador Jorge Kajuru conversou sobre a Receita com ministro Haddad

Equatorial

O senador ouviu também uma queixa do vereador João Feitosa, acerca da atuação da Equatorial Goiás, que segundo ele não está conseguindo resolver os problemas.

Kajuru disse que, recentemente, esteve com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o qual fez cobranças à concessionária e deu prazo de uma semana para a empresas apresentar as soluções de melhorias nos serviços em Goiás.

O senador disse que essa resposta está sendo aguardada e que a Equatorial está ciente “que pode ter seu contrato rescindido”.

Ainda na entrevista, Kajuru anunciou que no ano que vem o Centro de Atendimento aos Diabéticos em Anápolis irá se concretizar e, disse, ainda, que dentro em breve estará no estado com 10 carretas prestando atendimentos em saúde, inclusive, um mutirão de cirurgias de catarata.

Política

O senador falou na entrevista e na reunião com os vereadores, que não tem problema em conviver com “divergências” políticas e que já recebeu duas ligações do ex-presidente Jair Bolsonaro, porque não apoiou, no Senado, a iniciativa para a quebra do sigilo telefônico da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro.

Contou que toda quarta-feira, em sua residência em Brasília, ele recebe parlamentares, ministros e autoridades para um “bate papo” e que, no último encontro, até, reuniu um grupo de senadores bolsonaristas.

Palavra dada é que a Delegacia da Receita não terá mudança para Agência