Bastidores, fatos e análises do CONTEXTO Político- Por Claudius Brito

Publicada semanalmente no Jornal/Portal CONTEXTO, a coluna traz informações e análises sobre política em Anápolis, em Goiás e no Brasil. Notícias qualificadas para leitores qualificados.

Banco de Ideias I

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Domingos Paula (PV) anunciou, durante pronunciamento na tribuna da casa, o lançamento do Banco de Ideias.

Trata-se de uma ferramenta que está disponibilizada no portal do Legislativo, para que a população possa encaminhar sugestões de projetos.

Segundo explicou, essas sugestões serão analisadas pelo corpo jurídico e poderão, caso haja pertinência, serem convertidas em lei, atendendo, assim, demandas da própria população.

Banco de Ideias II

Outro aspecto importante dentro do Banco de Ideias, é que a sugestão apresentada pode ser encaminhada para algum dos 23 vereadores ou para a Mesa Diretora.

Mas, de qualquer forma, conforme destacou Domingos Paula, essa ferramenta abre um caminho importante de participação popular no Poder Legislativo anapolino.

Diga-se de passagem, ferramentas dessa natureza já foram implementadas com sucesso, por exemplo, na Câmara Federal.

Indicação

Os vereadores Jakson Charles (PSB) e Domingos Paula (PV), apresentaram- e foi aprovada- uma indicação ao prefeito Roberto Naves para que o executivo apresente um projeto contemplando a criação de uma gratificação para a categoria dos vigias municipais e a realocação deles para o trabalho nas unidades de ensino da rede mantida pela Prefeitura.

Essa proposta, defendeu Jakson, traz resolutividade na questão da economicidade, valoriza os profissionais e, por fim, destacou ele, o município “não ficará à mercê da politicagem e de empresas que não estão cumprindo com os seus compromissos”.

Com isso, a municipalidade encerraria os contratos terceirizados. Jakson, que é líder do Executivo na casa, disse que já discutiu a questão com o sindicato dos servidores, “que vê a nossa proposta com bons olhos”, disse.

Patrulha da Criança

A deputada estadual Vivian Naves (PP) adiantou, durante a audiência pública que debateu a criação do Plano Municipal para a Primeira Infância, que está finalizando um projeto a ser apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), visando a criação da Patrulha da Criança, que funcionaria em moldes semelhantes à Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

Uma ideia interessante, a considerar o grande número de ocorrências que, infelizmente, ocorrem envolvendo crianças e adolescentes em situações diversas de violência.

Ninho tucano

O vereador Lisieux José Borges, hoje no PT, estuda migrar para outro partido. E as conversas, segundo ele, estão bem encaminhadas com o PSDB do ex-governador Marconi Perillo.

O parlamentar já adiantou que não deve disputar a reeleição e seu projeto político para o ano que vem é estar na disputa majoritária. Ou seja, ele coloca seu nome para a disputa do cargo de Prefeito. E, se não for no PSDB, poderá ser em outra legenda, já que no seu atual partido “já está definido”.

Ele refere-se, mesmo sem citar nome, ao deputado estadual Antônio Gomide que, virtualmente, é o nome que o Partido dos Trabalhadores deve apresentar para a sucessão municipal. Lisieux também adianta que um representante de sua família deverá colocar o nome para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Ainda, sobre o PSDB, ele afiança que tem bom diálogo e que seu pai, o ex-vereador José Borges exerceu três mandatos, dois deles, como representante dos tucanos.

Rota da Leitura

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto- batizado de “Rota da leitura- que tem por objetivo a criação de uma política de estímulo ao hábito da leitura por parte das crianças.

Esse estímulo seria através de livros que seriam disponibilizados pela rede pública estadual aos seus alunos, no transporte escolar, ou seja, do ponto de embarque até a chegada na escola.

O parlamentar buscou inspiração para a iniciativa através de um trabalho desenvolvido no município de Britânia, onde a secretária de Educação, Maria do Desterro Santos, implementou o projeto “Rota da Leitura – No Caminho da Escola”.

  • Anápolis aderiu ao Pacto Goiano pela Primeira Infância, iniciativa liderada pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), que recebeu, na quinta-feira, 14, representações dos municípios goianos para selarem o pacto com o “Eu me comprometo”.
  • A deputada estadual Vivian Naves esteve presente no evento e foi convidada a falar um pouco sobre as experiências e os avanços nessa área, no município de Anápolis.
  • O prefeito Roberto Naves foi literalmente às ruas, para mostrar as vantagens do sistema de iluminação com o uso de lâmpadas de led. Ele gravou um vídeo, no Parque Brasília, durante uma troca e mostrou o resultado que, segundo ele, garante mais economia e segurança.
  • O deputado federal Rubens Otoni (PT), informa que o Governo Federal decidiu aumentar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), destinados às prefeituras, com o pagamento de uma parcela extra de R$ 2,3 bilhões para compensar a queda de arrecadação de julho, agosto e setembro.
  • Ainda de acordo com o deputado, o Governo Lula fará uma antecipação de R$ 10 bilhões para compensar estados e municípios por perdas no ICMS, provocadas por medidas adotadas no ano passado.