Caravana Equatorial chega a Anápolis com vários serviços para os consumidores

A Equatorial Goiás iniciou nesta segunda-feira, 4/9, em Anápolis, a Caravana Equatorial, que está percorrendo seis cidades do Estado entre agosto e setembro.

O evento será realizado durante toda a semana no Cras Sul, das 8h às 16h, e tem como objetivo aproximar a distribuidora dos seus clientes, além de beneficiar a população com ações que promovem eficiência energética, sustentabilidade e iniciativas sociais. 

O evento permanece uma semana em cada cidade, oferecendo serviços como cadastro e sorteio para troca de geladeiras, troca de lâmpadas, palestras com dicas de economia, cadastro na Tarifa Social, capacitação profissional, agência móvel com negociação de dívidas e a Nave Educacional Equatorial.

Outro benefício é o mutirão de manutenção preventiva na rede elétrica da cidade, que visa a reduzir as ocorrências de toque ou queda de árvores que danificam a fiação e é um dos principais motivos que levam à falta de energia, especialmente no período chuvoso.

A força tarefa está inspecionando 20 quilômetros de rede, a fim de realizar manutenção em equipamentos como isoladores e chaves, correção de defeitos e limpeza de faixas de servidão, que também evitam que a vegetação entre em contato com a rede.

Somente neste ano a distribuidora efetuou a poda preventiva de aproximadamente 1,5 mil árvores em Anápolis, além de corrigir mais de 1,5 mil possíveis defeitos.

Confira todas as ações que serão realizadas esta semana em Anápolis:

Cadastro para troca de Geladeiras 

De segunda (4) a quinta-feira (7), os clientes podem se cadastrar no Cras Sul para o sorteio do projeto E+ Geladeira Nova, da Equatorial Goiás, que realiza a troca de refrigeradores antigos por outros novos e mais econômicos. Em Anápolis 80 geladeiras serão sorteadas na quinta (7), às 17h, no Cras Sul.

A entrega será na sexta (8), das 8h às 10h, no mesmo local. Um refrigerador novo pode consumir até 70% menos que um antigo, desse modo, o projeto promove o consumo de energia de forma mais eficiente e econômica. 

Atenção aos critérios para se cadastrar no projeto e participar do sorteio:  

  • O cliente precisa ser baixa renda e ser cliente residencial ou rural da empresa;
  • É preciso estar adimplente com as contas de energia; 
  • É necessário ter uma geladeira, funcionando, para realizar a troca; 
  • Ser titular da conta de energia; 
  • O cliente precisa estar presencialmente no local durante o sorteio;

Capacitação profissional 

Os moradores poderão se inscrever no curso de Alongamento de Unhas na segunda (4) e na terça (5), das 8h às 16h.

A aulas ocorrerão na quarta-feira (6), das 8h às 12h, no Cras Sul. O curso poderá ser feito por qualquer cliente da cidade com idade maior de 14 anos e que apresente uma conta de energia.

Os cursos profissionalizantes do projeto E+ Profissional, do Grupo Equatorial, são gratuitos.

O objetivo é promover capacitação profissional em todas as regiões do Estado, além de garantir mais oportunidades no mercado de trabalho.

Troca de lâmpadas

Durante todo o evento, os clientes poderão trocar gratuitamente até dez lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos.

Leia também: Anápolis e suas universidades: história na educação e no desenvolvimento

Além disso, durante a troca de lâmpadas os clientes também podem participar de palestras com dicas de economia de energia e sobre qualificação profissional com foco em jovens e adultos que buscam seu primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.

A ação ocorre de segunda (4) a quinta-feira (7), das 8h às 16h, e sexta-feira (8), das 8h às 10h.

Atendimento ao cliente 

Uma agência móvel de atendimento também estará disponível de segunda (4) a quinta-feira (7), das 8h às 16h e sexta-feira (8) das 8h às 11h, no Cras Sul.

A unidade disponibiliza todos os serviços oferecidos nas unidades tradicionais da empresa, como religações, ligações novas, troca de titularidade e condições exclusivas de negociação de débitos.

Os moradores de baixa renda do município que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa poderão se cadastrar no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica.

Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário:

  • ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia;
  • renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência. 

E+ Educação nas escolas

O E+ Educação leva conhecimento e boas práticas relacionadas à energia elétrica para escolas e instituições educacionais públicas e privadas.

Na terça-feira (5) o evento será às 9h30 e às 13h30, na Escola Municipal Pedro Nunes Moreira, e na quarta-feira (6), às 09h30 e às 13h30, na Escola Municipal Professor Ernst Nunes.

A equipe do projeto realiza palestras de conscientização sobre uso eficiente de energia, com as temáticas de fontes de geração e recursos naturais, dicas de economia no uso residencial e orientação para uso seguro e prevenção de acidentes.   

Os participantes também podem visitar a Nave Educacional Equatorial, unidade móvel que proporciona experiências com realidade aumentada, cinema 7D imersivo e jogos interativos, para aprender de forma lúdica as temáticas do projeto.

A nave estará disponível de terça (5) a quinta-feira (7), das 9h às 17h, no Feirão Reny Cury.

Reciclagem

A Equatorial Goiás também vai divulgar para a população os benefícios do projeto E+ Reciclagem, que troca resíduos recicláveis por bônus nas contas de energia.

Além de dar destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis e evitar que sejam descartados no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona bônus na fatura de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável.

O desconto pode ser aplicado na conta do próprio cliente ou ser doado a uma instituição social.

Após a entrega e pesagem dos resíduos, a distribuidora entrega um comprovante identificando o valor do bônus que será creditado na próxima fatura.

Serviço:

  • Caravana Equatorial em Anápolis
  • Quando: Segunda (4) a quinta-feira (7), das 8h às 16h.  
  • Onde: Ponto Principal – Cras Sul: Rua Copa 23, Residencial Copacabana, ao lado do Feirão Reny Cury.  
  • Pontos de Apoio – Secretaria Municipal de Integração: Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Centro.