Muita, mas muita movimentação na política Anapolina. Na Câmara Municipal, teve debates acirrados entre vereadores e um imbróglio envolvendo o vereador José Fernandes. O prefeito Roberto Naves não vê problema e, até, apoia Márcio Correia no Governo Caiado. Deputado Rubens Otoni quer tirar da gaveta projeto de duplicação de trecho da BR-414.
Aparando arestas
A Câmara Municipal encerrou a primeira semana de junho de sessões ordinárias com temperatura alta, após vários embates e trocas de “gentilezas” entre os vereadores em plenário.
Além, ainda, da denúncia envolvendo o vereador José Fernandes (MDB). Pressão elevada no parlamento, o presidente Domingos Paula (PV) convidou os vereadores que o apoiaram na eleição para a Mesa Diretora e, também, os vereadores que não votaram para eleger a atual composição, para uma reunião em gabinete, com o intuito de aparar arestas, lavar roupa suja e buscar unidade.
Com isso, consequentemente, fortalecer a imagem institucional do poder, que acabou sofrendo críticas em razão dos embates que, diga-se de passagem, são naturais em parlamentos.
Tá falado!
O vereador José Fernandes (MDB), falou, repetiu e falou de novo: Um: não sou réu. Dois: Não respondo a nenhum processo criminal.
O parlamentar é alvo de denúncia que estaria figurando em um processo do Ministério Público sobre irregularidade no Ipasgo. Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal e explicou tudo sobre o imbróglio e apresentou certidão negativa criminal com o “Nada Consta”.
Construção movimentou cerca de R$ 18 bi na economia goiana em 2021
O veeador, inclusive, mandou recado à sua mãe, dizendo que ela conhece o filho que tem e que ele jamais teria alguma conduta criminosa. Ele lembrou que pertence ao quadro da Polícia Civil e não anda com bandido.
Fino trato
Ainda na Câmara Municipal, a vereadora Andreia Rezende (SD) aguardou o dia seguinte para dar uma resposta em plenário aos ataques conduzidos pelo colega, o despachante do povo, Delcimar Fortunato (Avante), ao seu irmão, o deputado estadual Amilton Filho (MDB).
Na resposta, a vereadora utilizou uma argumentação baseada na carreira de Amilton, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal e, agora, está no exercício do segundo mandato, conquistado com 46.556 votos, sendo 22.683 votos dados por eleitores anapolino.
Entre os quatro deputados eleitos por Anápolis, Amilton foi o que obteve maior votação para o cargo.
Com essa argumentação, sem gritos e sem “bater” no adversário, Andreia Rezende alcançou seu objetivo na resposta do dia seguinte.
Projetos viários
Durante a visita que fez à Câmara Municipal, o deputado federal Rubens Otoni firmou compromisso de trabalhar em dois importantes projetos viários em Anápolis.
Um deles é em relação a alça do viaduto Miguel Moreira Braga, na BR-060 (Anápolis-Brasília) com o intuito de melhorar o tráfego de veículos que é sempre congestionado, devido a essa alça ter sido mal dimensionada e não comportar o fluxo de veículos.
O outro é a cobrança para que seja executada a obra de revitalização do viaduto do Recanto do Sol e a duplicação da BR-414, do viaduto até na altura da entrada do Presídio estadual, num total de 13 quilômetros, apenas. Trecho esse que já foi palco de vários acidentes, muitos deles, com vítimas fatais.
Sem problema
O prefeito Roberto Naves (PP) afirma que não tem nenhum problema em apoiar uma eventual nomeação de Márcio Corrêa (MDB) a uma secretaria no governo de Ronaldo Caiado (UB).
Informações de bastidores apontam que o emedebista, ligado a Daniel Vilela, vice-governador e presidente estadual do partido, estaria sendo indicado para a secretaria de Esportes. Não há nada oficial sobre essa indicação, mas onde há fumaça, há fogo. R
ecapitulando, Márcio foi adversário de Roberto nas eleições passadas para Prefeito. Eles tiveram uma aproximação, mas depois a relação voltou a se abalar, porque puseram gasolina na fogueira, dizendo que o pepista estaria atuando contra a ida de Márcio ao governo Caiado.
Agora, com declaração pública, o prefeito disse que independente de partido, é bom que a cidade tenha uma maior representação no Estado. Pronto, não precisa dizer mais nada.
Agenda do Legislativo
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PV) vai montar uma agenda de visita a parlamentares e lideranças políticas que estiveram presentes na casa: deputados estaduais, federais, senadores, entre outras, não só para retribuir, mas reforçar as parcerias que foram entabuladas nos encontros.
Segundo ele, essa agenda terá início já no segundo semestre e a intenção é que esta ação traga benefícios para Anápolis. Além de contribuir com o fortalecimento do próprio Poder Legislativo Municipal. Uma boa iniciativa, diga-se de passagem, que traz também amadurecimento político para a cidade.
- O deputado estadual Antônio Gomide (PT) demonstra habilidade política ao não colocar os bois na frente da carroça, em relação à sucessão municipal, em Anápolis.
- Sabe ele que antecipar o processo pode levar a desgastes e não há motivo para isso, já que no exercício de mandato de deputado, ele tem trabalho para apresentar e isso, lá na frente, vai fazer toda diferença. Então, o foco agora é na Alego e no mandato.
- Alguns veículos de comunicação apontam que o presidente Lula estaria sendo pressionado a pensar uma reforma ministerial, a fim de fortalecer sua base no Congresso Nacional.
- Pode ser que sim; pode ser que não. O que é verdade é que é muito pouco tempo ainda. E um troca-troca sempre pode trazer agrados e desagrados. Política é bicho complicado.
- Também tem sido especulado que o Progressistas pode vir a fazer parte da base de Lula. Articulações nesse sentido já estariam adiantadas. O que não agrada muito os membros do partido ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- O senador Vanderlan Cardoso vai receber o título de Cidadão Anapolino. Projeto do vereador Hélio Araújo, que é seu suplente, foi aprovado por maioria na Câmara Municipal. A entrega da honraria ainda será agendada.