O presidente da Fieg Regional Anápolis, Wilson de Oliveira, e o diretor do Sinduscon Anápolis e do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa), Anastácios Apostolos Dagios, participaram em Goiânia, nesta quinta-feira, 25/5, da recepção aos alunos do Sesi campeões do First Lego League Open International, realizado em Marrakesh, no Marrocos.
A equipe Robotic Engineers do Sesi Campinas foi a única representante brasileira na competição, que reuniu 66 times de mais de 50 países.
A Robotic Engineers garantiu participação no mundial após o bom desempenho obtido no 5º Festival Nacional de Robótica, realizado em março, em Brasília.
A modalidade é disputada por alunos de 9 a 16 anos, que formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs feitos de peças de Lego, os quais devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em dois minutos e meio em três rounds.
Goiás tem cerca de 18% de jovens na condição de “nem-nem”, aponta pesquisa
O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação capaz de solucionar um problema real dentro da temática da temporada, que este ano contemplou a energia elétrica.
A acolhida dos estudantes na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) teve a presença do superintendente do Sesi, Paulo Vargas e outras lideranças da indústria goiana.
Em missão prospectiva em Houston (Texas), nos Estados Unidos, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, saudou a equipe campeã e os professores do Sesi Goiás, atribuindo aos investimentos feitos em educação os bons resultados obtidos este ano – em abril outro time goiano venceu mundial de robótica nos EUA. A saudação ocorreu na chegada ao aeroporto, na quarta-feira (24).
“Aqui mesmo onde estamos, em Houston, o Sesi Goiás igualmente foi campeão e agora ergue mais um troféu de campeão para nossa galeria”, disse Mabel.
O presidente em exercício da Fieg, Emílio Bittar, destacou que a vitória é a confirmação de que o Sesi oferece educação de primeiro mundo. (Com informações da Fieg)