Anápolis Invest, nova secretária, reforma tributária. Isso e mais no Contexto Político

Por Claudius Brito – O prefeito Roberto Naves segue com agenda cheia, com ordens de serviço do Anápolis Investe. Ele, também, confirmou Elinner Rosa como secretária de Saúde. O deputado Rubens Otoni analisa a reforma tributária. Teve imprensa “barrada no baile” no evento dos Correios. A deputada estadual Vivian Naves marcou “gol de placa” no  Maio Laranja.

Anápolis Investe

O prefeito Roberto Naves, conforme ele mesmo já disse por reiteradas vezes, em entrevistas à imprensa, deixa de lado a política para colocar o foco na gestão e, agora, mais especificamente, nas entregas de ordens de serviço do programa Anápolis Investe. 

Na primeira leva, conforme disse, já tem cerca de R$ 250 milhões em obras já licitadas e prontas para o start. Outras, já estão com os procedimentos licitatórios já bem adiantados, como é o caso, por exemplo, da ponte estaiada entre as avenidas Brasil Sul e Pedro Ludovico, a trincheira que vai desafogar o viaduto do recanto do Sol, o Hospital da Mulher e o Centro de Internações.

Além de novas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O ano ajuda

Para colocar o Anápolis Investe a pleno vapor, Roberto Naves conta com dois fatores que ajudam muito. O primeiro é que 2023 não é um ano eleitoral.

O que facilita, do ponto de vista administrativo, o andamento das obras. Segundo, porque ele próprio não será candidato a cargo eletivo no ano que vem e, dessa forma, tem uma agenda muito mais livre para fazer com que as obras saiam do papel e acompanhá-las, também, para que sejam entregues com qualidade à população.

De modo que os ventos sopram a favor e, com isso, quem ganha é a cidade, a população.

Cota pessoal

A indicação da ex-vereadora Elinner Rosa para ocupar a secretaria municipal da Saúde, foi uma escolha pessoal do prefeito Roberto, juntamente com a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves.

É que Elinner Rosa pertence aos quadros do MDB, partido que não está na base aliada do chefe do Executivo. Independente de partido, Roberto Naves justificou que a escolha de Elinner teve embasamento em dois critérios: o primeiro, pela bagagem que ela possui como advogada e gestora na área da saúde e, em segundo, por ter também habilidade política, devido à sua passagem pelo Poder Legislativo.

Dia da Indústria

O vereador Lisieux Borges (PT), está organizando uma sessão solene para comemorar o Dia da Indústria. Em princípio, a data seria em 25 de maio, mas foi antecipada para o dia 15 próximo, a fim de permitir a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.

Na oportunidade, conforme adiantou Lisieux, várias empresas serão homenageadas, assim como representações classistas da indústria anapolina.

O vereador chama atenção sobre a necessidade de fazer com que Anápolis não perca o seu protagonismo no segmento.

Desoneração do ICMS

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo de Goiás já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa.

No bojo da proposta, foi informado que a desoneração do ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo ocasionaram, somente em 2023, uma perda de receita na casa de R$ 5,5 bilhões.

Esses setores de consumo representam 41,25% da arrecadação do ICMS do estado de Goiás.

O que justifica tal impacto na economia goiana.

Reforma Fiscal

Em conversa informal com empresários na CDL, em Anápolis, o deputado federal Rubens Otoni (PT), avaliou que está avançando as discussões em torno da reforma tributária.

No momento, disse ele, as atenções estão centradas no chamado arcabouço fiscal, que vai dar as diretrizes para a reforma em si.

Essas diretrizes, na sua avaliação, devem ser aprovadas em breve para, a partir daí, haver um aprofundamento maior quanto a reforma que, pode não ser tão abrangente como todos gostariam, mas será uma reforma mais sintonizada com a realidade do país e as suas expectativas de crescimento.

A equipe econômica do governo Lula, destaca o deputado, tem uma visão mais moderna e não vai buscar aumento de impostos, mas combater evasões e sonegações. Além, claro, de outras medidas.

Patrulha da Criança

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), aprovou o projeto nº 382/2023. A matéria é assinada pela deputada estadual Vivian Naves (PP) e prevê a criação da Patrulha Protetora da Criança e do Adolescente em Goiás. Com votação unânime na CCJ, a matéria segue para deliberação do plenário da casa. Uma vez aprovada, segue para sanção. Se tiver o sinal verde da governadoria, vira lei.

Gol de placa

A deputada estadual Vivian Naves (PP), marcou um gol de placa no evento do Maio Laranja, na última sexta-feira, 12/5.

Discreta, ela não falaria sobre o assunto, mas a notícia foi dada pelo juiz da Infância e Adolescência, Carlos Limongi Sterse, sobre a contratação de um psicólogo para atuar na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA).

O profissional que lá estava, teve de se desligar, pois trabalhava de forma voluntária, mas precisava de uma atividade remunerada. Sensibilizada, a parlamentar viabizou o retorno desse psicólogo, que presta um importante serviço na especializada.

Ritos da Alego

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia).

O Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Imprensa e Correios

A direção dos Correios esteve em Anápolis, na última quinta-feira, 11/5, para a assinatura do protocolo de intenções de implantação do Centro Internacional de Negócios. Uma boa notícia para a cidade. E, para dar essa notícia, lá na ACIA, onde ocorreu o evento, estiveram vários repórteres locais.

Ocorre que, quase todos não tiveram acesso à entrevista coletiva que foi concedida pelo presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, que estava gravando com uma equipe de TV de Goiânia.

Assim, a “imprensa da casa” ficou meio que desprestigiada. Do tipo, barrada no próprio baile. Pode?

– O vereador Delcimar Fortunato insistiu que a indicação de Elinner Rosa para a pasta da saúde, foi do MDB. Mesmo, depois de o prefeito Roberto Naves e a própria Elinner dizerem que não.

– Falando em MDB, o partido tem que encontrar o caminho para não ficar no meio da polarização que tende a se formar entre a base aliada do prefeito Roberto Naves e o grupo ligado ao ex-prefeito Antônio Gomide (PT).

– Além disso, o MDB tem outro dilema, só que interno para resolver. É que o partido tem os nomes do deputado Amilton Filho e do ex-candidato Márcio Corrêa, que são colocados como nomes potenciais para disputar o Executivo Municipal. Mas, só tem uma cadeira.