Empreendedorismo: 45,38% dos MEIs em Anápolis são mulheres

Por Claudius Brito- O que a gente vê e percebe no cotidiano é que, cada vez mais, as mulheres protagonizam as mais diversas atividades, entre elas, o empreendedorismo. E, diga-se de passagem, ser dona de um negócio, ou melhor, de um pequeno negócio, é sempre uma missão desafiadora.

Mas, elas estão preparadas e ocupando (e bem) o seu espaço e, assim, contribuindo de forma ativa e efetiva com o desenvolvimento de sua cidade, do seu estado e do país.

Em Anápolis, essa realidade não é diferente e os números estão aí para comprovar. Só para se ter uma ideia, hoje, dentre o total de optantes do MEI (Microempreendedor Individual), 45,38% já são mulheres.

Conforme dados do Portal do MEI, até o dia 4 de março, o total de optantes, no Município, era de 32.484, sendo 17.484 do sexo masculino (54,62%) e 14.742 do sexo feminino (45,38%).

Entre as cinco atividades com maior número de optante do MEI em Anápolis, as mulheres predominam em três delas.

A atividade com maior quantidade de optantes é a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. São 2.325 optantes, sendo que deste total 1.815 são mulheres e 510 homens.

CONCEG, Equatorial Goiás e Grupo Artetude: riso e educação em energia

Situação semelhante ocorre na segunda atividade com mais optantes do MEI no Município, que é a de cabeleireiros. O total é de 2.177 optantes, sendo 1.635 microempreendedoras e 542 microempreendedores.

Promoção de vendas, terceira atividade com maior número de optantes, tem total de 1.790 microempreendedores, dos quais 1.016 homens e 774 mulheres.

Na quarta atividade- obras de alvenaria- a predominância é amplamente masculina. Do total de 1.363 optantes, 1.312 são do sexo masculino e 51 do sexo feminino.

Na quinta atividade com maior número de MEIs em Anápolis- lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares- elas estão em maior número. São 575 mulheres e 486 homens, total de 1.061.

Incentivo

Uma realidade no Brasil, o empreendedorismo feminino ganhou no ano passado uma nova política pública.

Em 8 de março de 2022 foi instituída a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra Elas – e o Comitê de Empreendedorismo Feminino.

A estratégia foi desenvolvida com o objetivo de promover a independência financeira das mulheres através do empreendedorismo e promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, com foco na vocação individual.

O decreto federal n° 10.988/2022, de 8 de março de 2022, visa a fortalecer o empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e social

É de iniciativa do Governo Federal e conta com a participação ativa do setor privado, de organizações sem fins lucrativos, dos estados e municípios, de forma que instituições que tenham ações e projetos voltados para essa pauta sejam incluídos na execução de uma estratégia participativa e inclusiva.

São objetivos do Brasil pra Elas:

  • promover ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino como ferramenta de liberdade econômica e individual;
  • promover o acesso às informações relativas às políticas públicas, aos instrumentos e aos serviços que apoiam a agenda do empreendedorismo feminino;
  • ampliar a oferta de crédito por meio da mobilização de recursos públicos e privados destinados ao investimento e ao financiamento do empreendedorismo feminino;
  • promover ações que contribuam para a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, em alinhamento com o disposto no Programa Auxílio Brasil;
  • promover o desenvolvimento e a sustentabilidade financeira dos negócios por meio de educação empreendedora com foco nas necessidades das empreendedoras; disseminação de redes de apoio ao empreendedorismo feminino; e fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador e de impacto socioambiental.