Por Claudius Brito- No dia 1º de fevereiro próximo, será cumprido o último ato do calendário eleitoral de 2022, com a posse dos eleitos para as assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e Senado.
Uma data que irá consagrar o resultado nas urnas daqueles que foram eleitos e reeleitos com o voto popular, para representarem os interesses da sociedade, em conformidade com os ritos democráticos.
Em Goiás, 41 deputados assumirão cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), entre eles os quatro representantes de Anápolis.
A bancada anapolina será formada pelos deputados Amilton Filho (MDB), Antônio Gomide (PT), Vivian Naves (PP) e coronel Adailton (PRTB).
Amilton Filho conquistou sua cadeira, na eleição passada, com 45.556 votos. Foi o mais bem votado. Em Anápolis, Amilton teve 22.683 votos, representando 49,79% do total de sua votação. Será o seu segundo mandato.
Antônio Gomide foi o segundo mais bem votado. Ele carimbou sua vaga na Alego, pela segunda vez, com 45.256 votos, dos quais, 25.553 em Anápolis (56,46% do total de sua votação).
Estreante em eleições, Vivian Naves conquistou o primeiro mandato na Assembleia com 38.574 votos. Desse total, 25.795 foram votos dados por eleitores de Anápolis, representando 66,87% do total de votos que ela recebeu. A maior proporção.
O deputado coronel Adailton vai para o segundo mandato. Na eleição passada, ele obteve 25.610 votos, sendo desse total, 9.102 votos de eleitores de Anápolis, representando 35,54% de sua votação geral.
Câmara Federal
Anápolis também terá posse de representante na Câmara dos Deputados. Eleito no ano passado com 83.539 votos, sendo 17.228 votos de eleitores de Anápolis (20,62%), Rubens Otoni é, sem dúvida, o mais experiente.
No dia 1º de fevereiro, pela sexta vez, ele será empossado no cargo. Ele é o goiano com mais mandatos consecutivos para esse cargo de representação.
Veja o perfil dos deputados estaduais e federal de Anápolis
Ex-prefeito de Anápolis por dois mandatos, Antônio Gomide é cirurgião-dentista e natural de Goianésia. Suas gestões no Município, com amplo reconhecimento, abriram caminho para a Assembleia.
O parlamentar irá para o seu segundo mandato, onde será um dos representantes de Anápolis, município onde obteve expressiva votação. Com 45.256 votos, foi o sexto mais votado nessa eleição. A defesa da saúde, educação e meio ambiente são algumas bandeiras de Gomide.
Adailton Florentino do Nascimento iniciou sua carreira na Base Aérea de Anápolis e, posteriormente, ingressou na Polícia Militar de Goiás, como sargento, em 1986, onde cumpriu todas as fases da carreira de policial militar.
Vai para seu segundo mandato de deputado estadual, tendo conquistado 25.610 votos, no qual afirma ter o compromisso de defender os interesses dos 246 municípios goianos, além da defesa ligada às forças de segurança de Goiás.
É formada em Direito, bancária, empresária e primeira-dama de Anápolis. Eleita com 38.574 mil votos, Vivian assumirá uma das 41 cadeiras do Parlamento goiano como uma das mulheres mais bem votadas de Goiás.
Sua principal base eleitoral é Anápolis, porém a deputada eleita se coloca como representante de todos os municípios goianos, já que a sua principal bandeira de luta são as causas sociais, trabalho que pretende expandir em Goiás com sua representação.
Foi servidor público estadual de 2007 a 2017. Oficialmente, na política partidária, por duas vezes exerceu o mandato de vereador em Anápolis, inclusive, presidiu a Mesa Diretora do Legislativo Municipal.
Em 2018, candidatou-se, pela primeira vez, ao cargo de deputado estadual, pelo partido Solidariedade, com 16.486 votos. agora filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Amilton obteve sua segunda vitória na condição de deputado estadual, alcançando 46.556 votos.
Natural de Goianésia, é formado em Direito pela FADA/UniEvangélica. Exerce o cargo de deputado federal desde 2003. Tendo, na eleição passada, conquista o sexto mandato consecutivo. Rubens Otoni já exerceu também o cargo de deputado estadual (1992-1994).
Através de sua atuação, teve importantes conquistas como o ProUni e a implantação de Institutos Federais em Goiás. Para Anápolis, trouxe vários recursos e obras, sobretudo, obras viárias importantes.