Prefeitura deflagra licitações para viabilizar importantes obras em Anápolis

Por Claudius Brito- A edição do Diário Oficial do Município dos dias 26 e 27 de janeiro, vieram recheadas de boas notícias.

Vários chamamentos de tomadas de preços foram divulgados na publicação oficial da Prefeitura de Anápolis, num claro indicativo de que o programa Anápolis Investe começa a se consolidar, através de obras importantes para a cidade, nas mais diversas áreas.

Uma obra bastante aguardada e que tem agora o seu start, é a trincheira que será construída na BR 153, na altura do quilômetro 437.

A Prefeitura lançou um aviso de licitação no modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC Presencial nº 001/2023), visando a contratação de empresa especializada para a elaboração dos projetos básico e executivo para a obra de intersecção em desnível na rodovia BR 153, com acesso aos setores Residencial das Rosas e Residencial Flor do Cerrado.

No ano passado, durante o aniversário de emancipação do Município, o prefeito Roberto Naves entregou uma via de pista dupla na Rua FC 22, no Residencial Flor do Cerrado, com cerca de 10 mil metros quadrados de pavimentação.

Conjuntura: Um balanço positivo da balança comercial de Anápolis

Com a trincheira projetada e agora em vias de licitação, as pessoas poderão cruzar a BR e acessar a Avenida Brasil Norte, numa alternativa ao viaduto do Recanto Sol.

A data dessa licitação está prevista para 16 de março próximo.

Trincheira na BR-153, opção alternativa ao trânsito na região Norte

Córrego Água Fria

A Prefeitura também abriu a tomada de preços nº  001/12023 (do tipo menor preço e regime de empreitada por preço global), com vistas à contratação de empresa especializada em prestação de serviços para projeto de trabalho socioambiental, visando a mobilização e organização, educação sanitária e ambiental, a gestão participativa e a sustentabilidade para a população beneficiária com a obra de intervenção (macrodrenagem) no Córrego Água Fria, na região da Vila Santa Maria de Nazareth.

Em geral, obras desse porte financiadas com recursos federais, necessitam desse “preparo”, minimizando eventuais impactos que as mesmas possam causar.

Essa licitação está prevista para 14 de fevereiro próximo.

Rua Barão

Também foi publicada a Tomada de Preços n° 003/2021 (tipo menor preço por empreitada global), cuja licitação está prevista para ocorrer em 15 de fevereiro próximo.

O objeto desse certame é a contratação de empresa (s) para execução de recapeamento asfáltico das ruas Barão do Rio Branco, Eugênio Jardim e Coronel Batista, na região central da cidade e, também, na Vila Santana.

Região central será contemplada com recapeamento asfáltico

Estação Ferroviária

Ainda na região central de Anápolis, a Prefeitura busca a contratação de uma empresa, via licitação (tomada de preços nº 002/2023), para a contratação de empresa especializada nos serviços de restauração de portas, janelas e esquadrias na Estação Ferroviária Prefeito José Fernandes Valente, na Praça Americano do Brasil.

O local, diga-se de passagem, é um dos patrimônios históricos do Município.

A licitação está prevista para 16 de fevereiro.

Estação de Esporte

Ainda no pacote de licitações, consta a tomada de preços nº 004/2023, cuja abertura está prevista para 17 de fevereiro, visando a contratação de empresa especializada para a execução da obra de construção da Estação do Esporte no setor Residencial Copacabana, na Rua 10.

Equipamentos de lazer e esporte estão projetados

Anápolis Investe

O programa Anápolis Investe foi lançado no final do ano passado pelo prefeito Roberto Naves, com previsão de investimentos na casa de R$ 1 bilhão nos próximos dois anos.

O programa contempla vários setores da administração, como saúde, educação, esporte e lazer, mobilidade e infraestrutura urbana, tecnologia e inovação, dentre outros.

Ponte estaiada

Também foi publicado no Diário Oficial, o Aviso de Licitação RDC 002/2023, cujo objeto é a contratação integrada (técnica e preço), de empresa para a elaboração de projetos básico e executivo e execução da obra de implantação da ponte estaiada sobre o Rio das Antas, ligando a Avenida Brasil Sul à Avenida Pedro Ludovico (Polocentro/Morumbi).

Segundo a Prefeitura, essa obra vai proporcionar o acesso mais rápido à região Sudeste do município, permitindo ao motorista um ganho de aproximadamente 20 minutos com redução de cerca de 4 km no trajeto.

A licitação está prevista para 20 de março próximo.

Ponte estaiada ligará avenidas Brasil Sul e Pedro Ludovico