Anápolis na época da Proclamação da República

Hoje, 15 de novembro, é dia de história. A data marca uma passagem importante no país

Para muitos, 15 de novembro é mais um feriado. Mas, já parou para pensar qual o significado dessa data?

Não vamos muito longe. Agora, recentemente, fomos às urnas para escolher o novo presidente da República. Isso só foi possível, porque no dia 15 de novembro de 1889, o movimento republicano liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no Brasil.

O presidencialismo foi instaurado no país, deixando para trás a monarquia, à época, já enfraquecida. Dom Pedro II, que era o imperador, foi “convidado” a partir para o exílio na Europa.

Quando foi criada a Freguesia de Sant´Ana, em 1873, alguns anos após Gomes de Souza Ramos se fixar na região e construir a capela para dar início ao povoado, o Brasil ainda vivia sob o regime da monarquia.

No ano de 1887, a Lei Provincial elevou a Freguesia à categoria de Vila, mas a instalação deu-se, somente, em 1892.

Já no sistema republicano, Zeca Batista, importante político daquela época, foi nomeado para ser o presidente da Junta Administrativa, cargo similar ao de Prefeito.

No mesmo ano foi eleito, com 68 votos (de um total de 378 eleitores, dos quais, 177 votantes) o primeiro Intendente: Lopo de Souza Ramos.

E daí a história seguiu o seu curso. De 1892 para cá, são 65 mandatários (intendentes e prefeito), nomeados e eleitos.

Hoje, na República, Roberto Naves é quem governa a cidade, já quase com os seus 400 mil habitantes, fazendo sua história dentro dessa imensa história chamada Brasil.