Em Anápolis, MEIs têm perfil jovem e atividades pela internet avançam

Por Claudius Brito – Prestes a completar 14 anos, a Lei Complementar nº 128/2008 pode, até, não ser conhecida pelo número. Mas, basta citar a sigla que todo mundo já vai saber. Essa lei é a lei que criou, no Brasil, a figura do MEI, ou seja, do Microempreendedor Individual.

A legislação foi criada para dar vazão a algo que os brasileiros sabem exercitar: o empreendedorismo. E, num cenário onde vira e mexe a economia está em tropeços, mais do que nunca, muita gente tem buscado caminhos diferentes para ter a sua renda e a renda da família.

Assim, muitos pequenos negócios começaram a surgir, seja em casa, seja num carro adaptado para vender algum produto ou serviço, seja pela internet.

Aliás, chama atenção na estatística do MEI, o crescimento de vendas de produtos e serviços utilizando a rede mundial de computadores, ou seja, a internet e as redes socias, que estão inseridas de forma plena.

Essa tendência tem um motivo óbvio, que é o número de microempreendedores jovens.

Pesquisa do CONTEXTO aponta que até 30 de setembro último, o número de optantes do MEI, no Município de Anápolis, era de 31.413. Em 30 de setembro de 2021, eles somavam 27.086.

Em um ano, houve um incremento de 15,97%. Ou, 4.327 microempreendedores a mais na base estatística do Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Esse período foi tomado, para que fosse realizada a comparação. Mas, até o dia 8 de outubro, o número de optantes do MEI em Anápolis chegou a 31.466.

Desse total, vale ressaltar, 17.168 (54,56%) são do sexo masculino e 14.298 (45,44%) são do sexo feminino.

Em relação a faixa etária, o número de optantes do MEI com idade entre 21 a 40 anos de idade, chega a 16.410, o que representa 52,15% do total. O que é um percentual bem significativo.

Quanto a forma de atuação, 19.378 (39,85%) dos MEIs trabalham com estabelecimento fixo, ou seja, em casa, num cômodo alugado e similares.

MEI já se consolidou no cenário econômico do país

Os que atuam de porta em porta, com postos móveis (veículos adaptados para vender produtos ou serviços ou por ambulantes, soma 11.317 (23,27%).

E, uma tendência que vem se ampliando, devido justamente ao perfil jovem do empreendedorismo, é a venda de produtos e serviços pela internet. No Município, 8.403 (17,28%) optantes do MEI já se valem dessa ferramenta, que é impulsionada pelas redes sociais, aplicativos e mensageiros.

A atividade com maior quantitativo de optantes do MEI, em Anápolis, é a de comércio de artigos do vestuário e acessórios, com 2.301 optantes.

E, obviamente, nessa área, o uso da internet é usado largamente, pela facilidade que se abre de contato com o público e a realização das vendas em si.

A segunda atividade com maior número de optantes do MEI em Anápolis, por outro lado, já é mais presencial. São 2.147 optantes atuando no segmento de cabeleireiros, manicure e pedicure.

Tem-se, ainda, 1.710 atuando na área de promoção de vendas; 1.206 em atividades envolvendo obras de alvenaria e 1.055 no segmento de lanchonete, casas de sucos, chá e similares.

Atualmente, Anápolis é o terceiro município com maior número de optantes do MEI (31.466- 6,10% do total), atrás de Aparecida de Goiânia (43.753- 8,49%) e Goiânia (145.033- 28,14%).

E à frente de Rio Verde (15.386- 2,98%) e de Valparaíso de Goiás (14.008- 2,72%).

Juntos, os cinco municípios concentram 48,43% do total de 515.348 optantes do MEI em Goiás. A soma de optantes nessas cinco cidades é de 249.646.

O Estado é o oitavo no país e o primeiro, na região Centro-Oeste, no total de optantes do Microempreendedor Individual. São Paulo é a unidade da federação com o maior número de optantes: 3.986.102.

E, para fechar, no Brasil, o número de MEIs é de 14.602.633.

Uso de ferramentas tecnológicas e digitais é tendência