Eleições gerais podem ter número baixo de abstenções

Somente após a divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é que será confirmada a participação dos eleitores nas eleições gerais deste ano nesse país.

Em Anápolis, as seções de votação estão com filas longas e muita espera para se votar. Isso é um indicativo de que o pleito poderá ter um número grande de comparecimento e, em contrapartida, deve ocorrer um número menor de abstenções em relação a outras eleições.

O que acontece em Anápolis é um retrato do que ocorre nos demais municípios brasileiros. Ou seja, a população engajada para votar.

Em razão da quantidade de votos- Presidente, Governador (a), Senador (a), Deputado (a) Federal e Deputado (a) Estadual, alguns eleitores estão encontrando certa dificuldade em votar.

Se, eventualmente, o eleitor estiver na fila após às 17 horas, a seção eleitoral poderá fornecer senha para que o eleitor possa exercer o voto. Pelo menos, essa é uma orientação que já está sendo divulgada por vários tribunais regionais eleitorais.

Exterior

Neste domingo, várias informações têm circulado nas redes sociais, sobre resultados das eleições no exterior.

Vale ressaltar que a Justiça Eleitoral ainda não divulgou, de forma oficial, nenhum resultado, seja no Brasil, seja no exterior. Os resultados só começam a ser divulgados após o horário previsto de fechamento das urnas, às 17 horas.

Idosos

Outro fato que chama atenção nesta eleição é o número significativo de pessoas acima de 70 anos de idade, para as quais o voto não é obrigatório, que estão comparecendo aos locais de votação.