Energia Solar: ainda vamos falar muito dela. E você, já conhece?

A energia solar é, hoje, uma realidade em vários países e, em especial, no Brasil. Essa fonte de geração vem crescendo ano após ano.

Para se ter uma ideia, em 2021 essa fonte foi responsável pela geração de 16.752 GWh, com crescimento de 55,9% na comparação com o ano de 2020, que registrou 10.748 GWh.

A geração hidráulica, embora detenha maior participação na composição da matriz elétrica, teve queda de 8,5%. Em 2020, as hidrelétricas geram 396.381 GWh. Já no ano seguinte, a geração foi de 362.818.

De qualquer forma, a energia solar veio para ficar e é sempre bom conhecer um pouco mais sobre essa fonte de geração, que pode ser aproveitada na forma de calor ou na forma de luz.

Segundo informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a eletricidade pode ser gerada diretamente a partir da luz (nos painéis fotovoltaicos) ou através do aproveitamento do calor (na usina heliotérmica).

Como funciona?

Nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar (luz) interage com um material semicondutor (geralmente, o silício), gerando eletricidade diretamente.

Os sistemas fotovoltaicos não geram eletricidade à noite.

As áreas no Brasil com melhor incidência de radiação solar estão localizadas na região Nordeste.

As usinas solares fotovoltaicas (formadas por um conjunto de painéis) precisam ser instaladas em áreas sem cobertura vegetal, portanto as áreas já desmatadas podem ser escolhidas, diminuindo a degradação do meio ambiente.

Painéis (ou placas) solares também podem ser instalados em telhados de casas, shoppings e estacionamentos.

Isto é chamado de Geração Distribuída ou microgeração. O custo das placas solares ainda é elevado, mas está cada vez mais acessível no Brasil.

Usinas heliotérmicas

Nas usinas solares chamadas de usinas heliotérmicas é utilizada a energia solar concentrada.

A energia solar concentrada é produzida com a ajuda de diversos espelhos que direcionam a energia do sol em um ponto para aquecer a água, que será transformada em vapor. Este vapor irá girar uma turbina, gerando eletricidade. (Com informações da Empresa de Pesquisa Energética- EPE/ Site do CONCEG)

Resumo do sistema de funcionamento