Em Anápolis, Grupo José Alves consolida investimentos no setor farmacêutico

Por Claudius Brito – Notícia boa para a retomada econômica em Goiás e, especialmente, em Anápolis. Na manhã desta quinta-feira, 25, a direção da Vitamedic, empresa ligada ao Grupo José Alves (que é dona também de uma fábrica da Coca-Cola, além de outros empreendimentos), realizou um café da manhã com a imprensa, antecedendo a programação do início da tarde para a inauguração do complexo fabril, após várias fases de investimentos feitos ao longo de cinco anos, numa soma de aproximadamente R$ 560 milhões.

A companhia, antes denominada Vitapan, passou em 2015 a pertencer ao Grupo José Alves e se tornou a Vitamedic.

A indústria farmacêutica, localizada logo na entrada do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), de 2015 para cá, foi edificada em etapas. Sendo que boa parte da estrutura física já está pronta e operacional.

Ao mesmo tempo, segundo Jailton Batista, superintendente da companhia, a Vitamedic aportou também recursos significativos em equipamentos de última geração, boa parte importados da Alemanha e da Itália.

O escopo de todo o projeto é transformar e adaptar a unidade fabril para o conceito de indústria 4.0. O que, também, incluiu a modernização de processos operacionais e de gestão, com a incorporação de softwares de última geração.

Governador Ronaldo Caiado e o empresário José Alves fizeram o descerramento da fita simbólica de inauguração

Para se ter uma ideia, em 2019, o laboratório tinha uma capacidade produtiva de 80 milhões de comprimidos mensais. Com a ampliação, essa capacidade saltará para em torno de 408 milhões de comprimidos/mês. Ou seja, um crescimento de 445%.

Isso, até 2023, quando concluídas todas as seis fases do investimento.

Os investimentos também geram impacto na geração de empregos. Lá no início de suas operações em Anápolis, a Vitamedic tinha em torno de 280 colaboradores diretos. Agora, são cerca de 1,1 mil.

No ranking Top 100, o laboratório anapolino há seis anos atrás ocupava o 58º lugar e, hoje, ocupa o 19º lugar.

Atualmente, o “chão de fábrica” da Vitamedic produz para o portfólio da empresa 65 medicamentos, com 101 apresentações; 11 suplementos, com 19 apresentações; 4 produtos para saúde e um fitoterápico, totalizando, portanto, um mix de 81 produtos e 125 apresentações.

Toda essa produção é canalizada para uma rede de 400 distribuidores, sendo que hoje os produtos da marca estão presentes em pelo menos 80 mil farmácias distribuídas pelo país.

Lideranças políticas e classistas prestigiaram a inauguração

Inauguração

No período da tarde, o laboratório Vitamedic recebeu dezenas de autoridades e lideranças classistas, para a inauguração da expansão do parque fabril no DAIA.

O governador Ronaldo Caiado e sua esposa Gracinha Caiado estavam entre os presentes. Além deles, também estiveram presentes o empresário Alexandre Baldy, candidato ao Senado; o vice-prefeito Márcio Cândido; o senador Luiz do Carmo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, entre outras lideranças políticas e classistas.

O presidente da empresa, José Alves, fez as “honras da casa” e, na oportunidade, falou sobre a trajetória do grupo e sobre os investimentos realizados na planta de Anápolis.

Tour pelas novas instalações