O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,4 ponto em março de 2022, de 55,8 pontos para 55,4 pontos. O resultado demonstra leve queda da confiança em relação a fevereiro.
O estudo acaba de ser divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Apesar da queda, o índice é indicativo de que a Indústria segue confiante em março de 2022, pois segue acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. O ICEI também mostra que a Indústria está mais confiante que em março do ano passado, quando o índice registrava 54,4 pontos.
Componentes do ICEI
O Índice de Expectativas caiu 0,6 ponto, para 58,6 pontos, indicando expectativas ainda otimistas para os próximos seis meses, porém um pouco mais fracas e menos disseminadas que em fevereiro.
Já o Índice de Condições Atuais caiu 0,2 ponto, por conta de uma piora na percepção das condições atuais das próprias empresas por parte dos empresários.
O índice de condições atuais da própria empresa recuou de 50,6 pontos para 49,7 pontos, ou seja, para valor inferior a linha divisória de 50 pontos.
Pela primeira vez desde abril de 2021 os empresários industriais passam a perceber piora nas condições da própria empresa em relação aos últimos seis meses.
A percepção da Indústria em relação às condições atuais da economia brasileira segue negativa – a última vez que o índice de condições atuais da economia brasileira superou a linha divisória de 50 pontos foi em agosto de 2021. Essa percepção, porém, vem ficando cada vez menos negativa nos últimos meses.
Perfil
De acordo com a CNI, 1.617 empresas fizeram parte da sondagem, cuja coleta ocorreu no período de 3 a 9 de março. O documento foi concluído no dia 14 de março.