Impulsionada por produção de cerveja, cultura de mandioca cresce em Goiás

A secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento acaba de divulgar a edição de dezembro do boletim Agro em Dados. E, um dos destaques da publicação é o crescimento do plantio de mandioca.

Conforme o boletim, a cadeia goiana de mandioca deve fechar o ano de 2021 com crescimento de cerca de 15% em área plantada (12 mil hectares); 10,9% em volume produzido (187,1 mil toneladas) e3 19,7% em Valor Bruto de Produção (VBP), em comparação com 2020.

Uma das razões apontadas é que, de janeiro a outubro deste ano, mais de 1,9 mil toneladas de mandioca foram adquiridas em Goiás para a produção de cerveja, dentro do programa Cerveja de Mandioca que, hoje, já conta com 23 municípios cadastrados. Os maiores fornecedores estão localizados em Bela Vista de Goiás, Itaberaí, Ipameri, Flores de Goiás e Posse.

Esse programa tem como um dos focos o fomento à agricultura familiar e a economia das regiões Norte e Nordeste de Goiás.

A Ambev, através de sua planta localizada em Anápolis, começou a produzir a Esmera, uma cerveja que tem na sua composição de matérias-primas de fabricação a mandioca. A empresa, desde então, passou a comprar diretamente dos produtores, eliminando atravessadores.

“O Programa da Cerveja de Mandioca, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Seapa, Secretaria da Retomada e Emater, acabou se tornando um exemplo de parceria entre poder público e iniciativa privada. Já está rendendo frutos, e os maiores beneficiados são pequenos agricultores”, destaca o secretário de Agricultura, Tiago Mendonça.

Para mais detalhes, acesse a íntegra da edição de dezembro/2021:

https://www.agricultura.go.gov.br/files/AgroemDados21/DEZEMBRO-AGROEMDADOS.pdf

Recortes do Boletim Agro em dados/Dezembro 2021- Seapa

Deixe um comentário