Ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende recebeu todas as honras e homenagens por sua trajetória e carreira política. Muita emoção marcou a despedida final do líder goiano.
Não poderia ter sido diferente. Iris Rezende Machado foi sepultado no início da noite desta terça-feira, 09/11, com honras de Chefe de Estado.
Um reconhecimento à sua trajetória vitoriosa na vida pública, por mais de seis décadas. Uma multidão acompanhou o cortejo logo no início da tarde, quando o corpo de Iris Rezende chegou de São Paulo, aonde ele estava internado se recuperando de um Acidente vascular Cerebral (ACV), sofrido em agosto último.
O velório aconteceu no Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, com a presença de políticos, empresários e gente do povo que ficou do lado de fora, alguns, portanto bandeiras com o nome de Iris e o número 15, de seu partido, o MDB.
Os momentos finais do velório de Iris Rezende foram marcados por emoção, sobretudo, com o discurso do governador Ronaldo Caiado e da esposa dele, Dona Iris, que em nome da família agradeceu as manifestações de apoio e carinho por parte das autoridades e da população de Goiás.
Depois, o cortejo percorreu várias ruas da capital, onde ele foi prefeito por três mandatos. Nem a forte chuva que caiu em Goiânia dispersou as pessoas que fizeram questão de acompanhar a despedida.
No Cemitério Santana, o corpo de Iris chegou no carro do Corpo de Bombeiros, sob forte chuva, e foi recebido pela cavalaria de honra e por salvas de tiros da Polícia Militar.
Do lado de dentro, familiares e amigos próximos fizeram as despedidas finais.
Iris Rezende começou a carreira política no movimento estudantil. Foi vereador em Goiânia, deputado estadual, senador, governador e ministro de Estado (Agricultura e Justiça).
Casado com Dona Iris, com quem teve três filhos, Iris Rezende era natural de Cristianópolis, a cidade natal também da cantora e compositora Marília Mendonça, que morreu vítima de um acidente aéreo na última sexta-feira, 05. (Matéria publicada originalmente no Portal Contexto- https://portalcontexto.com)
#Iris Rezende
#Goiás
#política