Nova subestação em Anápolis terá modelo compacto de alta potência

A Enel Distribuição Goiás está implantando em Anápolis uma subestação de energia elétrica que deverá ser uma das mais modernas projetadas pela concessionária em todo o País.

O projeto e a obra foram apresentados nesta quarta-feira, 03/11, durante uma “visita guiada” dos profissionais de imprensa, coordenada pela assessoria de comunicação e com a presença de vários técnicos, entre eles, Reginaldo da Silva, responsável pelo setor de Alta Tensão e Ícaro Barros, do setor de Operação e Manutenção.

A nova subestação está sendo construída bem ao lado da atual SE Universitária, na região Norte de Anápolis. É uma SE compacta, porém, com alta tecnologia e capacidade instalada.

Conforme demonstrado pelos técnicos da Enel, a nova SE ocupará uma área de 6.700 metros quadrados, enquanto a atual ocupa uma área de 11.200 metros quadrados. A potência da nova SE será tocada por dois transformadores de 63 MVA, totalizando uma potência instalada de 126 MVA, o que é o dobro da capacidade atual. Haverá, também, um transformador de 35 MVA para atender a região Piancó, onde fica a estação de tratamento de água que abastece- hoje- mais de 90% da população com água potável, além de ser uma região produtora de hortifrutigranjeiros.

O investimento da nova SE Universitária é de aproximadamente R$ 40 milhões, com cronograma de entrega previsto para julho de 2022.

A SE compacta de alta potência é o maior projeto nesta configuração desenvolvido pela concessionária em todo o País. Boa parte da fiação será subterrânea e haverá, também, um “Sala de Inteligência”, onde todo o sistema será operado, juntamente com a Central de Operações de Goiânia, permitindo respostas mais rápidas em uma eventual queda de energia na subestação.

A parte física do projeto já está praticamente concluída e alguns equipamentos já chegaram para serem montados, quando essa parte estiver concluída.

Saiba mais sobre o CONCEG- https://conceg.com.br

Nova subestação deve ser entregue em julho de 2022
Equipamentos modernos e capacidade dobrada na nova SE Universitária

Deixe um comentário